Câmara aprova aumento no valor do auxílio emergencial para $2 mil

Medida proposta pelo presidente Donald Trump segue para votação no Senado, onde deve encontrar resistência dos parlamentares Republicanos

0
1458
Cerca de 2.2 milhões de crianças receberão o benefício, segundo o Center for Law and Social Policy (Foto: Flickr)
Cerca de 2.2 milhões de crianças receberão o benefício, segundo o Center for Law and Social Policy (Foto: Flickr)

Liderada pelo Partido Democrata, a Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (28), por 275 a 134 votos, a proposta de Donald Trump que aumenta para $ 2 mil dólares o auxílio emergencial para pessoas afetadas economicamente pela pandemia de covid-19. A medida segue para  votação no Senado.

Na semana passada, Trump ameaçou bloquear o novo pacote que inclui todo o orçamento do governo para o próximo ano fiscal se o Congresso não aumentasse o pagamento do auxílio de $600 para $2 mil dólares.

Mas diante de uma possível paralisação administrativa do governo, o presidente voltou atrás no domingo e sancionou o pacote.

Entretanto, não se sabe como o projeto será votado em um Senado de maioria Republicana, já que alguns legisladores do partido disseram que o valor muito mais alto sugerido por Trump acrescentaria centenas de bilhões de dólares  ao último projeto.

Dos 134 votos contra que a proposta recebeu na Câmara,  130 foram de deputados Republicanos.

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, se recusou a comentar sobre a eventual posição do partido sobre o assunto.

O valor será concedido aos indivíduos que recebem até $75 mil por ano.