Imigração Manchete Notícias

Caminhão-baú com 50 pessoas mortas é encontrado em San Antonio, no Texas

Suspeita é que as vítimas sejam imigrantes que entraram no país de forma ilegal pela fronteira com o México; outras 16 foram hospitalizadas com desidratação

Caminhão foi encontrado próximo a uma linha de trem (foto: KSAT/Reprodução)

Pelo menos 50 pessoas, possivelmente imigrantes, foram encontradas mortas na segunda-feira (27), dentro da caçamba de um caminhão, na cidade de San Antonio, no Texas, a cerca de 200 milhas da fronteira com o México.  Outras 16 pessoas que também estavam no veículo, dentre elas quatro crianças, foram levadas para o hospital com problemas de desidratação por causa do calor. Entre os mortos, 22 eram do México, 7 da Guatemala e 2 de Honduras . Os corpos ainda estão sendo idetificados. É a maior tragédia na história da imigraçao ilegal na América.

De acordo com os policiais, o caminhão estava parado próximo a uma linha de trem entre as ruas Cassin Drive e Quintana Road. Os agentes foram acionados por volta das 6 p.m. por pessoas que trabalham próximo ao local e disseram ouvir pedidos de socorro. “Esta é uma horrível tragédia humana, eles eram pessoas, que tinham família e deviam estar em busca de um vida melhor”, falou o prefeito Ron Nirenberg em um conferência de imprensa.

As autoridades ainda não sabem o que causou as 46 mortes, mas disseram que o caminhão não tinha ar condicionado nem água para beber e a temperatura em San Antonio nesta segunda ultrapassou os 80 ºF.  O Department of Homeland and Security (DHS) assumiu as investigações e três pessoas foram detidas até o momento por suposto envolvimento no transporte irregular dos imigrantes. 

Não foi divulgada a nacionalidade das vítimas, nem se sabe se há brasileiros entre eles. O governador  do Texas, Greg Abbott, do Partido Republicano, culpou o presidente Joe Biden pelas mortes, descrevendo-as como “resultado de suas políticas letais de fronteira aberta”. Biden ainda não se pronunciou sobre o assunto.

A tragédia já é um das mais mortais envolvendo imigrantes que tentam entrar de forma irregular nos EUA.  Em 2017, dez pessoas morreram depois de ficarem presas dentro de um caminhão-baú estacionado em um Walmart também em San Antonio. E em 2003, 19 foram encontradas sem vida em outro veículo a sudeste da cidade.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo