Brasil

Cardeal brasileiro pode ser papa

Dom Claudio Hummes, arcebispo de São Paulo, tem chances de ser eleito para suceder João Paulo II

Após a comoção pela morte de um dos mais queridos líderes religiosos do planeta, neste sábado, dia 2 de abril, chegou o momento de escolher seu sucessor – um processo que deve durar todo o mês de abril.

Entre os ‘papáveis’ figura o nome de dom Claudio Hummes, arcebispo de São Paulo. O cardeal brasileiro lidera a bolsa de apostas, seguido pelos cardeais Jorge Mario Bergoglio, de Buenos Aires, e por Norberto Rivera Carrera, da Cidade do México, no caso da escolha recair sobre um papa fora da Europa.

Dom Claudio é apontado como conservador em termos de doutrina católica, ou seja, é contra o aborto, casamento entre homossexuais, controle de natalidade, sexo antes do casamento, mas um devotado combatente da justiça social, que luta para acabar com a miséria e a desigualdade entre os seres humanos.

Os especialistas em Vaticano, no entanto, acreditam que o mais provável é que a indicação recaia sobre um cardeal italiano. Aliás, João Paulo II foi o primeiro não italiano a ocupar o mais alto posto na hierarquia católica. Sua presença foi muito importante para ajudar a derrubar, de forma pacífica, o comunismo no Leste Europeu. Ele que sempre combateu regimes totalitários como o nazismo e o comunismo, por ter sofrido na pele as conseqüências na Polônia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo