Antonio Tozzi Esportes

CBF decide paralisar o Brasileirão até o final de maio por causa da tragédia no Rio Grande do Sul

Jaqueline Barros, Ednaldo Rodrigues, Manu Biz e Valesca Araujo estão na comitiva que decidirá em Bangkok, na Tailândia, qual será a sede do Campeonato Mundial de Futebol Feminino de 2027. O Brasil é um dos candidatos a sediar a competição (Foto: Divulgação)
Jaqueline Barros, Ednaldo Rodrigues, Manu Biz e Valesca Araujo estão na comitiva que decidirá em Bangkok, na Tailândia, qual será a sede do Campeonato Mundial de Futebol Feminino de 2027. O Brasil é um dos candidatos a sediar a competição (Foto: Divulgação)

A catástrofe que se abateu sobre o estado do Rio Grande do Sul ainda perdura, para desolação dos gaúchos e por conseguinte dos demais brasileiros. A tragédia deflagrou uma onda de solidariedade poucas vezes vista devido à magnitude da devastação causada pelas enchentes nas cidades gaúchas e também em Porto Alegre.

Pois é justamente na capital do estado que estão duas potências do futebol brasileiro: Internacional e Grêmio. Os dois clubes têm em suas salas de troféus várias conquistas obtidas nos mais de cem anos de existência. Porém, infelizmente, seus estádios e centros de treinamento estão totalmente fora de condição para uso esportivo. Na verdade, estão sendo usados para abrigar os flagelados que perderam suas casas e seus eletrodomésticos. Muitos jogadores têm inclusive sido efetivos no resgate das vítimas, seja emprestando jet skis, como é o caso de Diego Costa, seja transportando pessoas nas costas, como é o caso de Thiago Maia.

Enfim, não vale a pena discorrer sobre esse dilúvio e suas consequências para a população gaúcha. No entanto, diante dessa impossibilidade de se disputar partidas de futebol, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) decidiram suspender as partidas programadas para os três clubes do Rio Grande do Sul e disputá-las em outras datas. Essa decisão, porém, provocou uma onda de protesto por parte da mídia esportiva do Rio Grande do Sul que passou a exigir a suspensão temporária das competições em solidariedade ao drama vivido por Internacional, Grêmio e Juventude, sediado em Caxias do Sul – cidade também atingida pelas inundações.

A CBF adotou uma postura de procrastinar a solução do problema ao marcar uma reunião do Conselho Técnico da entidade com a presença de representantes dos clubes em 27 de maio para decidir quais medidas devem ser adotadas. Essa decisão foi ironizada pelos dirigentes dos clubes gaúchos que salientaram não haver nenhuma compaixão em relação ao atual momento de emergência vivido pelos seus filiados que estão no Rio Grande do Sul.

Com o prolongamento dessa situação calamitosa, houve uma divisão entre os clubes participantes da Série A. Na segunda-feira (13), os 11 clubes da Liga Forte União se manifestaram publicamente pedindo a suspensão do Brasileirão. Eles ganharam o reforço de Atlético-MG, Bahia, Grêmio e Vitória. Segundo a CBF, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo não defenderam a paralisação. No entanto, o Bragantino afirmou ter enviado um ofício à entidade na manhã da quarta informando ser favorável à suspensão. Diante desse apelo, a CBF determinou o adiamento da sétima e da oitava rodadas do Brasileirão, que deve ser retomado a partir de primeiro de junho.

Os dirigentes dos clubes que defenderam o prosseguimento da competição alegam que a suspensão do Campeonato Brasileiro em nada vai ajudar as vítimas da tragédia. Pelo contrário, segundo eles, o futebol possui uma incrível capacidade de arregimentação de pessoas e dessa forma seria um excelente canal para coletar doações e fazer outras ações em benefício das vítimas. Enfatizaram também que isto causará prejuízo para as outras equipes, uma vez que ficarão sem arrecadar dinheiro para arcar com seus compromissos financeiros, sobretudo com o pagamento de atletas e funcionários.

Apesar de ter respeitado a democracia, em razão de a maioria dos clubes terem optado pela paralisação temporária, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou em Bangkok, na Tailândia, temer pelas consequências dos adiamentos das partidas anteriores e por essa paralisação, uma vez que isso impactará significativamente no calendário da CBF. A entidade terá de recompor o calendário para acomodar as partidas adiadas a fim de cumprir o calendário programado, pois ele revelou não ter intenção de transferir o final do Brasileirão para o início de 2025.

Paralelamente a isso, a Conmebol tem sido mais inflexível. Embora tenha aceitado adiar duas rodadas dos jogos do Grêmio pela Libertadores e do Internacional pela Sul-Americana, essa entidade responsável pelo futebol na América do Sul alertou que as duas equipes precisam entrar em campo no final de maio e jogar as partidas adiadas no início de junho. Caso não seja possível, elas serão excluídas dos torneios e terão suas vagas asseguradas para as competições em 2025.

Evidentemente, os clubes precisarão se deslocar para outros locais a fim de cumprir seus compromissos. Os principais clubes rivais colocaram seus centros de treinamento e estádios à disposição para eles realizarem as preparações, treinos e jogos durante o período em que suas instalações estiverem interditadas – algo que deve demorar pelo menos dois meses.

Durante a realização do Conselho Técnico, serão discutidas as ações a serem tomadas em prol das três agremiações afetadas pela tragédia. Vale a pena lembrar que os jogos de volta da Copa do Brasil deverão ser disputados normalmente na última semana de maio. Nesse torneio, além de Inter e Grêmio também está participando o Ypiranga de Erechim, que inclusive derrotou em casa o Athletico-PR, atual líder do Brasileirão. 

Aliás, vale a pena lembrar que a determinação da CBF refere-se somente à Série A do Brasileirão. Na Série B, não há nenhum clube gaúcho participando, porém, há representes nas Séries C e D. Enfim, se normalmente há muitas queixas em relação ao calendário desumano do futebol brasileiro, em 2024 o rearranjo das partidas tornará o Campeonato Brasileiro em algo totalmente insano.


Palmeiras carimba sua passagem às oitavas de final da Libertadores

Richard Ríos, convocado para a seleção colombiana, foi o autor do golaço que abriu o caminho da vitória do Verdão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Richard Ríos, convocado para a seleção colombiana, foi o autor do golaço que abriu o caminho da vitória do Verdão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Verdão teve um adversário difícil pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América, mas conseguiu bater em casa o Independiente del Vale do Equador por 2 a 1 e chegou a 13 pontos no Grupo F. Desse modo, caso derrote o San Lorenzo da Argentina, no dia 30 de maio, também no Allianz Parque, pode se tornar o clube com melhor pontuação na fase de grupos e, assim, garantir a vantagem de decidir as fases de mata-mata sempre em sua casa. 

O alviverde paulista acumulou 13 pontos em cinco rodadas e apenas pode ser superado pelos argentinos Talleres e River Plate, que também obtiveram 13 pontos em suas chaves. O Talleres de Cordoba dificilmente conseguirá superar o Palmeiras, porque tem um saldo de seis pontos contra nove do time paulista. Além disto, vai enfrentar o São Paulo na última rodada no MorumBIS, Entretanto, o River Plate possui grandes possibilidades de ultrapassar o Verdão. O time de Buenos Aires jogará em casa contra o fraco Deportivo Táchira da Venezuela sua última partida. Embora tenha um saldo de dois gols a menos do que o time paulista, possui mais probabilidades de aplicar uma goleada, enquanto o Palmeiras terá pela frente o San Lorenzo de Almagro que precisará vencer para garantir sua classificação em segundo lugar no Grupo F.

Com gols de Richard Ríos e Gustavo Gómez, o Palmeiras venceu o Independiente del Valle por 2 a 1 na quarta-feira (15), no Allianz Parque, e garantiu vaga antecipada nas oitavas de final da Conmebol Libertadores (Lautaro Díaz fez o gol dos equatorianos). Apesar de ter feito um bom primeiro tempo, o time equatoriano pressionou o Palmeiras em busca do empate e deixou a torcida palestrina apreensiva que somente respirou aliviada quando o juiz apitou o final do jogo.

Como as duas rodadas seguintes do Brasileirão foram adiadas por conta da tragédia causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o Palmeiras só volta a campo no dia 23, contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. Na Libertadores, o próximo compromisso é no dia 30, contra o San Lorenzo, no Allianz Parque.

Flamengo goleia Bolívar e dá grande passo para sua classificação

Cebolinha foi um dos destaques do Flamengo no Maracanã na goleada sobre o time boliviano (Foto: Gilvan de Souza/CRF)
Cebolinha foi um dos destaques do Flamengo no Maracanã na goleada sobre o time boliviano (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

O Flamengo não deu chances ao Bolívar no Maracanã e venceu por 4 a 0, na quarta-feira (15), pela Libertadores. O resultado mantém a equipe do técnico Tite viva na competição, dependendo apenas de si para avançar às oitavas. O placar foi quase todo construído no primeiro tempo, com gols de Gerson, Ayrton Lucas e Cebolinha. Na segunda etapa, Pedro completou o resultado.

Com a vitória, o Flamengo subiu uma posição, assumindo o segundo lugar do Grupo E, com sete pontos. O número é o mesmo do Palestino, que perde nos critérios de desempate. O Bolívar continua com dez pontos, na primeira posição.

Na próxima quarta-feira (23), o Flamengo vai a Manaus para enfrentar o Amazonas, pela Copa do Brasil. Na semana seguinte, voltará à Libertadores para enfrentar o Millonarios, da Colômbia, que não tem chance de classificação.

Milito perde a invencibilidade no Uruguai e Galo é derrotado pelo Penarol

Hulk lamenta a derrota no Uruguai, mas disse que ser importante para corrigir os erros (Foto: Pedro Souza/CAM)
Hulk lamenta a derrota no Uruguai, mas disse que ser importante para corrigir os erros (Foto: Pedro Souza/CAM)

Terminou a invencibilidade de 13 jogos do Atlético-MG sob comando de Gabriel Milito. O Galo foi derrotado pelo Peñarol por 2 a 0, na noite da terça-feira (14), no Campeón del Siglo, pela penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores. Os gols saíram após rebotes em cobranças de faltas de Leo Fernández. Lucas Hernández e Maxi Silvera marcaram os gols.

O Atlético segue líder do Grupo G, com 12 pontos, já classificado às oitavas, ao menos na segunda colocação. O Peñarol foi a nove pontos, na segunda colocação.

Atlético e Peñarol encerram a fase de grupos da Libertadores no próximo dia 28, uma terça-feira. O Galo recebe o Caracas na Arena MRV. Um empate garante a primeira colocação do grupo, independentemente de outros resultados. O Peñarol também joga em casa. Enfrenta o Rosario Central no Campeón del Siglo.

Fluminense, São Paulo e Botafogo jogaram na quinta-feira (16), mas não podemos divulgar os resultados por causa do fechamento da edição do AcheiUSA. Entretanto, pela configuração dos grupos, pode-se apostar na classificação de quase todos os clubes brasileiros para a próxima fase. A exceção fica por conta do Grêmio, vítima das enchentes, e lanterna em seu grupo, apesar de ter dois jogos a menos.

Athletico-PR perde 100% na Copa Sul-Americana

Furacão perde para o Danubio, mas deve ser campeão do Grupo (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)
Furacão perde para o Danubio, mas deve ser campeão do Grupo (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)

O Danubio venceu o Athletico por 2 a 1 na noite da quarta-feira (15), na Ligga Arena, em Curitiba, em duelo válido pela quinta rodada da fase de grupos da Sul-Americana. Ignacio Pintos e Fernández marcaram os gols do triunfo do time uruguaio, que impede a classificação do Athletico nesta rodada e mantém o time de Montevidéu vivo na luta por uma vaga na próxima fase. Nos acréscimos, Di Yorio descontou para o Furacão.

A definição do grupo fica para a última rodada. O Athletico lidera com 12 pontos e depende de um empate para confirmar a liderança. O Furacão recebe o Sportivo Ameliano, dia 30 de maio, em Curitiba.

O Danubio é o terceiro, com sete pontos, e pode alcançar a segunda posição. Os uruguaios enfrentam o Rayo Zuliano na última rodada e terão de vencer e torcer por uma derrota do Ameliano contra o Athletico.

Corinthians está bem na Copa Sul-Americana

Yuri Alberto marcou dois gols na goleada corintiana sobre o Argentino Jrs (Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians)
Yuri Alberto marcou dois gols na goleada corintiana sobre o Argentino Jrs (Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians)

Se no Campeonato Brasileiro o Corinthians não vai bem, nas copas a Fiel torcida tem bem mais motivos para festejar. Na terça-feira (14), a equipe jogou bem e goleou o Argentinos Jrs por 4 a 0, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, na Neo Química Arena.

A vitória foi encaminhada no primeiro tempo: Yuri Alberto marcou duas vezes e Wesley também anotou o dele. Nos acréscimos do segundo tempo, Fausto Vera também balançou a rede.

O Timão já está garantido pelo menos na repescagem do torneio continental e depende de uma vitória na última rodada para avançar às oitavas de final.

Com o resultado, o Corinthians foi a dez pontos, um a menos do que o Racing-URU. As equipes se enfrentam em 28 de maio, na Neo Química Arena, valendo a liderança do grupo – o primeiro passa direto e o segundo faz uma repescagem contra um dos terceiros colocados na fase de grupos da Conmebol Libertadores. Já o Argentinos Jrs permanece com seis pontos e, assim, não tem mais chance de classificação.

Fortaleza obtém empate valioso em Buenos Aires

O jovem venezuelano Kervin Andrade anotou o gol de empate do clube cearense em La Bombonera (Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)
O jovem venezuelano Kervin Andrade anotou o gol de empate do clube cearense em La Bombonera (Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

O Fortaleza arrancou empate com o Boca Juniors em 1 a 1, na quarta-feira (15), na Bombonera, pela quinta rodada da Sul-Americana, e segue na liderança do Grupo D, com 10 pontos. O Boca é vice, com oito. O Fortaleza marcou com Kervin, nos minutos finais. Cavani fez o do Boca. Nacional Potosí tem sete pontos, e Sportivo Trinidense tem três. Falta apenas uma rodada.

Lembrando que o Fortaleza está garantido apenas nos playoffs, não diretamente nas oitavas de final. Ainda resta a última rodada. Contudo, o time chega para o confronto com o Sportivo Trinidense dependendo apenas de si.

Pela sexta e última rodada, Boca e Nacional Potosí se encontram no dia 29 de maio, na Bombonera. Fortaleza e Sportivo Trinidense se enfrentam no mesmo dia, na Arena Castelão, na capital cearense.

Cuiabá vence na estreia do novo treinador

O goleiro Walter sofreu um gol do Deportivo Garcilaso pela Copa Sul-Americana (Foto: Assessoria de Comunicação/Cuiabá EC)
O goleiro Walter sofreu um gol do Deportivo Garcilaso pela Copa Sul-Americana (Foto: Assessoria de Comunicação/Cuiabá EC)

O Cuiabá ficou no 1 a 1 com o Deportivo Garcilaso, em jogo válido pela quinta rodada da Copa Sul-Americana, na Arena Pantanal. Com o empate, o Dourado foi a 9 pontos no Grupo G e carimbou vaga no playoff da competição, já que não pode mais ser alcançado pelo time peruano.

A equipe auriverde criou inúmeras oportunidades e desperdiçou chances claras de gol. Foram 24 finalizações, sendo 18 de dentro da área. Apesar do volume, o Deportivo Garcilaso saiu em vantagem ainda no primeiro tempo. Erustes aproveitou cruzamento na área, dominou e tocou por cobertura do goleiro Walter. O empate do Cuiabá saiu somente aos 26 da segunda etapa. Fernando Sobral acertou um lindo chute e anotou um golaço para deixar tudo igual.

Com o empate diante do Deportivo Garcilaso, o Cuiabá foi a 9 pontos e deixou o rival com cinco – restando três a serem disputados. Como o Lanús venceu e foi a 13, a classificação do grupo não pode mais ser alterada. Na última rodada, o Dourado visita a equipe argentina, mas pode alcançar no máximo 12 pontos. Portanto, o Lanús carimba vaga direta nas oitavas da Copa Sul-Americana, enquanto o Cuiabá vai disputar a repescagem contra um clube eliminado da Libertadores.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo