Brasil Manchete

CDC emite alerta para viagens ao Brasil devido à dengue e febre Oropouche

Minas Gerais é o estado com o maior número de casos de dengue, seguido por São Paulo; Amazonas e Acre enfrentam surto de febre Oropouche

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika (Foto: James Gathany - Centers for Disease Control)
O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue (Foto: James Gathany – Centers for Disease Control)

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) emitiu um alerta de saúde de viagens para o Brasil devido ao aumento nos casos de dengue. Segundo as autoridades americanas, o Brasil está incluído no alerta de saúde de viagens nível 1 para dengue, destacando a importância de precauções habituais durante a viagem. Além disso, o órgão emitiu um alerta de saúde de viagens para a febre Oropouche nos estados do Amazonas e Acre, onde surtos estão em atividade.

Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro revelam um total de 920.427 casos prováveis de dengue, com 184 mortes confirmadas pela doença. Minas Gerais é o estado com o maior número de casos prováveis, seguido por São Paulo. A embaixada dos EUA no Brasil recomenda aos turistas evitar áreas com água parada e buscar assistência médica se apresentarem sintomas da doença durante a viagem, além de usar repelente, vestir roupas que cubram braços e pernas ao ar livre e dormir em quartos com ar-condicionado ou telas mosquiteiras nas janelas.

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás revelou que alguns mosquitos Aedes aegypti já nascem infectados com os vírus da zika e Chikungunya, indicando uma possível transmissão vertical da doença.

Os viajantes são aconselhados a consultar o site do CDC para obter mais informações sobre saúde durante viagens ao Brasil e buscar ajuda médica se apresentarem sintomas preocupantes.

Em visita ao Brasil no início do mês, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que “o surto atual faz parte de um grande aumento em escala global da dengue. Um levantamento da entidade apontou que, no ano passado, foram notificados 5 milhões de casos e pelo menos 5 mil óbitos relacionados com a infecção em mais de 80 países.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo