Local Manchete

CDC investiga injeções falsificadas de botox na Flórida e em outros 8 estados

Sintomas alarmantes, semelhantes ao botulismo, foram relatados por vítimas em diversos estados; pelo menos quatro pessoas foram hospitalizadas

Autoridades de saúde alertam para os perigos do botox falsificado. Foto: Yahoo News

Uma investigação conjunta conduzida pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) alerta para os perigos associados ao uso de botox falsificado ou adulterado, com casos preocupantes relatados em nove estados americanos.

Embora o botox aprovado por órgãos reguladores seja amplamente reconhecido como um tratamento cosmético eficaz para reduzir rugas, a recente investigação revela um lado sombrio dessa prática. Relatos de reações adversas graves, semelhantes ao botulismo, surgiram entre indivíduos que receberam injeções de botox em ambientes não médicos, como residências e spas, administradas por indivíduos não licenciados ou não treinados.

Os estados afetados incluem Flórida, Colorado, Illinois, Kentucky, Nebraska, New Jersey, New York, Tennessee e Washington, com pelo menos 19 pessoas reportando sintomas e quatro hospitalizadas devido às complicações. Autoridades de saúde pública e reguladoras descobriram que algumas vítimas receberam injeções de produtos falsificados ou provenientes de fontes não verificadas, desencadeando uma investigação em andamento sobre a origem desses produtos.

O CDC identificou sintomas alarmantes entre as vítimas, que incluem visão embaçada e visão dupla, pálpebras caídas, dificuldade em engolir, boca seca, fala arrastada, dificuldade para respirar, fadiga e fraqueza generalizada.

As autoridades de saúde recomendam que o público consulte o site da FDA para obter mais informações sobre como identificar versões autênticas do botox.

*com informações da WLFA

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo