Estados Unidos Manchete

Census 2020: População dos EUA ultrapassa 331 milhões; Flórida aumenta poder político

Crescimento total da população do país foi o segundo menor da história, enquanto na Flórida, o crescimento acima da média nacional garantiu ao Colégio Eleitoral do estado 30 votos em eleições presidenciais, em vez de 29

EUA se mantêm o terceiro país mais populoso do mundo, atrás de China e Índia (foto: Wikimedia)

O U.S. Census Bureau divulgou nesta segunda-feira (26) que a população total dos EUA atingiu 331,4 milhões, registrando a segunda taxa de crescimento mais lenta em uma década: 7,35%.

Os números do Census revelaram também os estados que mais aumentaram seus índices habitacionais e seu poder político nos últimos dez anos. Entre eles: Colorado, Flórida, North Carolina e Texas, que irão eleger mais parlamentares nas próximas eleições.

A Flórida registrou um ganho de 14,6% no número de habitantes entre 2010 e 2020, totalizando 21.538.187 e adicionando um assento na Câmara federal, que agora terá 28 representantes do estado.

O aumento populacional no Sunshine State foi maior do que a média geral do país e, por pouco, o estado não levou duas cadeiras a mais na Câmara, como previram muitos especialistas demográficos. 

O peso do Colégio Eleitoral da Flórida, agora, passou para 30 votos, em vez de 29.

“Sabemos que o Texas e a Flórida estão entre os maiores vencedores aqui”, disse Sergio Garcia-Rios, professor da Cornell University, que estuda as tendências dos eleitores latinos. “Esses estados estão ganhando população não apenas por causa do crescimento interno, mas devido às mudanças populacionais, não tanto a imigração internacional, mas a migração intraestadual”, destacou Garcia-Rios.

A liberação dos dados do Census 2020 atrasou devido à pandemia de covid-19. O instituto responsável pelos levantamentos anunciou em fevereiro que a divulgação , normalmente realizada em 1º de abril, seria adiada por conta dos transtornos causados pela covid-19. 

Os EUA se mantêm o terceiro país mais populoso do mundo, atrás de China (1,4 bilhão) e Índia ( 1,3 bilhão).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo