Estados Unidos Manchete

Cerca de 70 milhões de adultos já foram vacinados nos EUA

O marco coloca o presidente Joe Biden mais próximo de cumprir a sua promessa de aplicar 100 milhões de doses durante os 100 primeiros dias do seu mandato

Vacina contra a covid-19 (Foto Flickr)

O Centers for Disease Control and Prevention (CDC) informou, nesta terça-feira (16), que pelo menos 71 milhões de adultos nos Estados Unidos já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19. Um em cada 10 americanos adultos já recebeu as duas doses da vacina. Por dia, 2.4 milhões de vacinas estão sendo aplicadas.

Atualmente, os Estados Unidos estão utilizando as vacinas desenvolvidas pela Pfizer–BioNTech, pela Moderna e, mais recentemente, pela Johnson & Johnson, a única que exige uma única aplicação.

O marco coloca o presidente Joe Biden mais próximo de cumprir a sua promessa de aplicar 100 milhões de doses durante os 100 primeiros dias do seu mandato. Desde o dia 20 de janeiro, quando ele assumiu a presidência, 81,6 milhões de fracos foram utilizados, de acordo com uma contagem da emissora de televisão norte-americana NBC News. De acordo com uma estimativa do próprio Biden anunciada nesta quinta-feira, 11, o ritmo acelerado da vacinação no país lhe permitirá atingir a meta no seu 51º dia de mandato, ou seja, até o próximo dia 21.

Apesar da acelerada campanha de vacinação contra a covid-19, o especialista em doenças infectocontagiosas da Casa Branca, Anthony Fauci, alertou sobre o risco de aliviar as medidas de isolamento nos Estados Unidos. “O continente europeu parece estar sempre algumas semanas à nossa frente no que diz respeito à dinâmica do surto. A Europa atingiu o platô depois de recuar um pouco. Pensavam que estavam livre do vírus, mas não era o caso. Agora, estão vendo novamente uma aceleração de casos”, afirmou em entrevista à Fox News neste domingo, 14.

Os alertas do especialista acontecem após alguns estados começarem a permitir a reabertura de empresas em plena capacidade, retirando ainda a obrigatoriedade do uso de máscaras. Como algumas dessas regiões possuem muitos eleitores do Partido Republicano, Anthony Fauci sugeriu ainda que seria de grande ajuda se o ex-presidente Donald Trump incentivasse seus apoiadores a se vacinarem contra o coronavírus. “Acho que faria uma grande diferença. Ele é uma figura muito popular entre os republicanos. Se fizesse esse apelo para que as pessoas fossem imunizadas, me parece absolutamente inevitável que a vasta maioria de seus seguidores próximos o ouviria”, afirmou. (Com informações da ABC e Estadão Conteúdo)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo