Manchete Notícias

Chamada pública orienta jovens elegíveis para o DACA a se inscreverem no programa

Grupo de ativistas disponibilizou ferramentas gratuitas online para auxiliar na inscrição ou renovação das aplicações

DACA protege atualmente cerca de 640 mil jovens imigrantes indocumentados (Foto: REUTERS/J
DACA protege atualmente cerca de 640 mil jovens imigrantes indocumentados (Foto: REUTERS/Jonathan Ernst)

Um grupo de jovens defensores do Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA), lançou uma chamada nacional para encorajar os imigrantes elegíveis para o programa e aqueles que precisam renovar suas inscrições a se prepararem para fazê-lo o mais rápido possível.

O programa concede legalização temporária para imigrantes indocumentados que chegaram aos EUA a partir de 2007, com idade inferior a 16 anos.

Após ter sido cancelado pela administração Trump, o DACA foi restabelecido por ordem de um juiz federal e deve começar a receber novas inscrições nos próximos dias.

“Produzimos muitos recursos para que os jovens possam saber quais são os requisitos para se inscrever”, disse José Muñoz, um dos líderes da United and Dream (UWD), e organizador da chamada nacional.

O grupo está oferecendo um curso gratuito pela internet para orientar no preenchimento e encaminhamento dos dados aos U.S. Immigration and Citizenhip Services (USCIS).

Muñoz alerta que em caso de dúvidas ou problemas com o histórico de imigração “é muito importante consultar um advogado para aconselhamento jurídico”.

Depois de quatro anos de ataques sistemáticos feitos por Trump ao DACA, o jovem disse estar com “boas expectitivas” sobre como o governo Biden conduzirá o programa.

“Nesses quatro anos lutamos em cada etapa do nosso caminho”, disse ao canal Univision. Treinamos milhares de pessoas sobre como impedir as deportações, fechamos campos de detenção e vencemos a Suprema Corte quando o programa foi cancelado”, relatou.

Um dos pontos contemplados no plano de reforma do sistema imigratório apresentado por Biden é enviar ao Senado nos primeiros 100 dias de seu governo um plano que inclui um caminho para a cidadania dos “dreamers”.

Atualmente cerca de 640 mil jovens imigrantes estão sob a proteção do DACA. Dados divulgados em julho de 2020 pelo USCIS indicam que outros 300 mil são elegíveis para o programa e aguardam a chance de se inscrever.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo