Local Manchete

‘Ciclone-bomba’ traz condições de frio extremo para os EUA e deixa 35 milhões de pessoas em alerta

O Serviço Meteorológico Nacional alertou para temperaturas "perigosamente frias" no fim de semana

‘Ciclone-bomba’ ameaça os EUA. Foto: OA News

Uma iminente onda de frio, qualificada como um “ciclone-bomba”, está prestes a atingir os Estados Unidos durante o fim de semana e início da próxima semana, ameaçando a segurança de 35 milhões de pessoas com risco climático severo, especialmente no centro-oeste do país. O impacto já se faz sentir, com fechamentos e acidentes fatais afetando rodovias interestaduais.

Atualmente, todos os 48 estados dos EUA estão sob algum tipo de alerta meteorológico, com 145 milhões de pessoas sob alerta de ventos fortes e 56 milhões enfrentando alertas de tempestade de inverno, abrangendo desde as planícies até o meio-oeste do país. Adicionalmente, avisos de nevasca foram emitidos em sete estados. Este fenômeno representa o primeiro impacto significativo no Ártico neste inverno. O Serviço Meteorológico Nacional alertou para temperaturas “perigosamente frias” nos próximos dias.

No sábado (13), as temperaturas matinais atingirão cerca de 20º Fahrenheit negativos, com previsões de até 40º Fahrenheit negativos nas planícies do norte. Recordes de baixas temperaturas podem ser quebrados neste fim de semana e na próxima semana.

A situação está provocando interrupções generalizadas nas viagens aéreas, com mais de 2 mil voos cancelados e mais de 10 mil atrasados até a manhã de sexta-feira (12), de acordo com o FlightAware. Em terra, as condições perigosas tornam quase impossível viajar nas estradas, resultando em fechamentos e acidentes fatais em diversas rodovias.

*com informações da NBC News e Fox Weather

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo