Cidadãos americanos vão precisar de autorização para viajar para a Europa a partir de 2021

Turistas de 60 países, entre eles o Brasil, vão precisar da autorização a partir de 2021

0
3613
Documento será exigido para turistas que visitarem a Europa a partir de 2021
Documento será exigido para turistas que visitarem a Europa a partir de 2021

Com o intuito de reforçar a segurança e evitar atos terroristas na Europa, a partir de 2021 turistas de 60 nacionalidades precisarão de uma autorização para entrar em 26 países do Velho Continente. Cidadãos americanos estão entre os que precisarão preencher a ETIAS (European Travel Information and Authorization System).

Os países que aplicarão o ETIAS são os do Tratado de Schengen, que inclui 26 países europeus. O Reino Unido não exigirá a autorização, já que está entre os que não fazem parte do Tratado de Schengen.

Antes de viajar à Europa, os turistas terão de preencher um formulário eletrônico com dados pessoais, informações do documento de viagem e o país em que entrará. Brasileiros, canadenses, australianos e latino-americanos estão entre os países que terão que preencher a autorização.

A autorização será válida por três anos e vai custar 7 euros, a não ser para viajantes menores de 18 anos ou maiores de 70 anos, para quem será gratuita.

Mas a decisão final para entrar na União Europeia continua com a segurança de fronteira de cada país.

Hoje, os Estados Unidos já têm um sistema similar denominado Electronic System for Travel Autorization (ESTA), que exige o preenchimento dessa autorização a países em que não há a exigência do visto, como no caso de países da Europa.

O objetivo é evitar “um risco de migração irregular ou de segurança”. Com esse sistema automatizado, inspirado no formulário ESTA, um dispositivo em vigor nos Estados Unidos, a UE pretende proteger melhor suas fronteiras exteriores, detectando antes de sua saída para a Europa alguns indivíduos potencialmente perigosos.

“Estamos cientes do plano da União Europeia de implementar seu próprio sistema de informação e autorização de viagem, semelhante ao ESTA, para contribuir para uma gestão mais eficiente das fronteiras externas da UE e melhorar a segurança interna”, disse uma autoridade do Departamento de Estado dos EUA. “Cada país tem o direito de determinar seus padrões de entrada.”

Países em que será exigido o preenchimento do ETIAS

Áustria

Bélgica

Luxemburgo

Holanda

Alemanha

França

Espanha

Portugal

Suécia

Finlândia

Dinamarca

Lituânia

Letônia

Estônia

Polônia

Eslováquia

Hungria

Eslovênia

Itália

Grécia

República Checa

Malta

Liechtenstein

Islândia

Noruega

Suíça