Imigração Manchete

Cidade da Pensilvânia acolhe imigrantes indocumentados em meio a críticas

Policiais de Lancaster limitam colaboração com agentes federais para entregar imigrantes

40% da população de Lancaster se identifica como de origem hispânica. Foto: Wikipedia

Em meio a discursos de ódio e assinatura de medidas anti-imigrantes, a cidade de Lancaster, na Pensilvânia, decidiu acolher a causa imigrante e transformar em lei um código de conduta que limita a cooperação da polícia local com agentes federais.

O plenário do Conselho da Cidade, formado exclusivamente por Democratas, aprovou na segunda-feira (18), o código de conduta em vigor desde 2019 e transformou a cidade oficialmente como “santuário” para indocumentados. Isso quer dizer que a polícia local entrega para o Immigration and Customs Enforcement (ICE) somente estrangeiros que cometeram crimes graves ou quando determinado pela Justiça.

“Essa medida não vai ameaçar a segurança da nossa comunidade. A polícia de Lancaster vai colaborar com o ICE se necessário, mas não vai realizar blitz para solicitar documentos de ninguém”, disse Jaime Arroyo, um dos apoiadores da medida.

Ativistas da causa pró-imigrantes aplaudiram a medida e disseram que “os imigrantes poderão circular sem medo na cidade e vão se sentir mais seguros ao reportar crimes contra eles”.

Segundo informações da NBC News, 40% da população de Lancaster – que tem 57 mil habitantes – se identifica como de origem hispânica, com 11% proficiente em inglês. Cerca de 13% da população é de estrangeiros e 96% dos estudantes registrados na cidade falam espanhol.

A diretora do ICE da Filadélfia, Camilla Wamsley, disse que o “ICE está decepcionado com essa decisão do conselho de Lancaster e vai continuar a aplicar as leis imigratórias na cidade e em todo o Estado”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo