Estados Unidos Geral

Cigarra vira iguaria nos EUA; FDA alerta que alérgicos a frutos do mar devem evitar

Diversos pratos têm sido preparados com cigarras, em um momento em que milhões desses insetos estão emergindo após passar 17 anos debaixo do solo

Cigarras têm sido usadas em receitas que vão de salada à sushi (foto: Instagram)

Após 17 anos enterradas, bilhões de cigarras saíram da terra e povoaram pelo menos 15 estados do leste dos EUA. 

Os insetos da espécie Brood X periodicas devem passar entre seis semanas e dois meses em busca de acasalamento; até que uma nova geração emerja.

Além de tomar as copas das árvores, principalmente no Distrito de Columbia, Maryland, Virginia, Indiana e Tennessee, alguns desses bichos barulhentos têm ido parar direto nos pratos dos americanos. 

O consumo da iguaria aumentou radicalmente este ano, ao ponto de o FDA ( Food and Drug Administration) fazer um alerta para um certo tipo de consumidor: os que sofrem de alergia a frutos do mar.

“Sim! Temos que dizer! Não coma cigarras se você é alérgico a frutos do mar, pois esses insetos compartilham uma relação com camarões e lagostas”, observou a FDA em um tuíte publicado na última quarta-feira (2).

De olhos vermelhos e coloração diferenciada, as Brood X têm sido usadas em receitas que vão de saladas à sushi. 

No último fim de semana, o chefe Bun Lai, proprietário do restaurante Miya’s, em New Haven, Connecticut, ofereceu uma degustação gratuita de cigarra grelhada em um parque.

“Caça às cigarras e refeição ao ar livre grátis”, disse Bun no Twitter. “Traga ingredientes para cozinhar e junte-se a mim em ser criativo ou apenas comer!” Para quem respondeu ao convite, a aventura gastronômica começou com a coleta de alguns destes insetos.

O chef, que é defensor de uma alimentação sustentável, disse que “em um mundo onde sofremos com a maior pandemia da história, que não é covid, mas doenças relacionadas à dieta, teremos que adotar uma abordagem revolucionária em nossos hábitos alimentares”. 

Aos que querem experimentar a guloseima, vale lembrar que a chance não durará para sempre. Depois que os insetos acasalam e seus ovos eclodem, as cigarras em desenvolvimento, conhecidas como ninfas, começam seu ciclo de 17 anos embaixo da terra, alimentando-se no subsolo.

A próxima oportunidade de saborear uma Brood X fresca será em 2038.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo