Arte & Cultura Cinema/TV

Cineasta mineiro lança documentário comovente sobre família americana com autismo severo

“Beyond” conta a história de Tamara Mark, uma mãe solteira da Califórnia que cuida de dois filhos adultos, ambos autistas severos e não verbais

O brasileiro Thiago Dadalt apresenta “Beyond”. Foto: Divulgação

Residente em Los Angeles desde 2013, o cineasta mineiro Thiago Dadalt não é um desconhecido em Hollywood. Depois dos amplamente premiados “Chocolate” (2017) e “Duke” (2018), o brasileiro volta às telas norte-americanas com um documentário comovente: “Beyond” conta a história de Tamara Mark, uma mãe solteira da Califórnia que cuida de dois filhos adultos, ambos autistas severos e não verbais. 

A narrativa cativante e sensível do filme compartilha os desafios, as alegrias e os momentos emocionantes da jornada dessa família. Com duração de 1 hora e 26 minutos, e legenda em português, o documentário não apenas emociona os espectadores, como educa a população sobre uma questão frequentemente negligenciada.

“O filme mostra o esforço de Tamara e outras mães na mesma situação para construir um lugar para seus filhos morarem quando seus cuidadores morrerem. Os irmãos que mostramos no documentário são jovens adultos, de 22 e 24 anos, filhos de uma mãe solteira. Quando ela morrer, eles serão levados para uma instituição sem especialização na condição deles. Esse é o maior medo desses pais!”, conta Dadalt. “O filme vem para colocar luz nessa questão”, completa.

Por sua contribuição para a conscientização e o entendimento das questões em torno do autismo, “Beyond” recebeu apoio do Autism Society of America, além da honraria dada pelo prestigiado festival Cinequest, em Silicon Valley, através do cobiçado Prêmio Thrive, oferecido por uma das maiores redes de hospitais dos Estados Unidos, a Kaiser Permanente. 

Igualmente reconhecidos, os projetos anteriores de Thiago Dadalt exploram a fundo temáticas como o Alzheimer, presente em seu documentário “Where’s Nancy?”, disponível no Amazon Prime, Google Play e Apple TV. Além disso, o curta-metragem “Duke”, também aborda a temática do autismo, enquanto o filme “Chocolate”, é centrado nos moradores de rua de Los Angeles. Ambos estão disponíveis de forma gratuita no canal D. Ellen Miller Productions no YouTube.  

“Beyond” estreia globalmente na quarta-feira, 6 de setembro, na plataforma Kimena.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo