Imigração Notícias

Clientes boicotam lanchonete após armadilha para imigrantes em Londres

Rede é acusada de inventar treinamento e acionar imigração; 35 pessoas foram deportadas, entre elas, brasileiros

Clientes estão boicontando a rede Byron em Londres
Clientes estão boicontando a rede Byron em Londres

Da Redação com Agências – Uma operação da polícia britânica na cadeia de hamburguerias Byron, em Londres, deteve dezenas de funcionários imigrantes vindos do Brasil, Nepal, Egito e Albânia. Segundo um jornal londrino de língua espanhola, que ouviu uma testemunha, eles foram deportados no mesmo dia. A rede britânica é alvo de uma campanha de boicote nas redes sociais, acusada de ter armado para os trabalhadores.

O ministério do Interior britânico confirmou que 35 pessoas desses países foram detidas por violações das leis de imigração em operações realizadas “com base em informações de inteligência” em várias lanchonetes Byron, de acordo com a agência France Presse.

Segundo o jornal “The Guardian”, as batidas policiais foram realizadas durante sessões de treinamento sobre questões de segurança sanitária convocadas pela empresa. De acordo com uma testemunha, os funcionários da unidade em que trabalha foram convocados para um treinamento profissional e que, na hora marcada, agentes da polícia de imigração apareceram no local e começaram a entrevistar alguns funcionários em outra sala. Segundo seu relato, uma funcionária da lanchonete teria revelado que aquilo não era um treinamento, e que a polícia foi chamada porque sabiam que havia imigrantes ilegais entre os funcionários.

“É revoltante. Algumas pessoas trabalhavam aqui há quatro ou cinco anos e não puderam sequer se despedir”, declarou ao jornal um funcionário da empresa, que pediu anonimato.

A Byron também confirmou as operações, mas não respondeu às alegações de enganou seus funcionários. Disse que a operação resultou na remoção de funcionários suspeitos de “não ter direito de trabalhar no Reino Unido, e de possuir documentos falsos pessoais e de trabalho que violam a regulação de imigração e emprego”.

“Temos orgulho da diversidade de nossas equipes, formadas por pessoas de todas as origens”, declarou o grupo, ressaltando que a empresa faz a checagem dos documentos necessários dos funcionários, mas que lhe foram apresentados documentos falsificados.

O assunto ganhou as redes sociais, com uma chamada no Twitter – com a hashtag #boycottbyron – ao boicote de restaurantes Byron, acusada de ter armado para deter os funcionários.

Vários grupos de apoio aos migrantes convocaram no Facebook um protesto em frente à lanchonete Byron em Holborn, no centro de Londres.

 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo