Artes Plásticas Local

Com apenas quatro anos, filha de brasileira terá quadros expostos no Museu do Louvre em Paris

Sophia Baptista mora em Newton (MA) e desenvolveu desde bem pequenininha o gosto pelas artes; ela foi selecionada para participar da exposição ‘Le Carrousel du Louvre’, que acontece em outubro de 2022

O processo de criação da Sophia é diferente da maioria das crianças na sua idade (Foto: Lane Baptista)
O processo de criação da Sophia é diferente da maioria das crianças na sua idade (Foto: Lane Baptista)

A mãe da pequena Sophia, de quatro anos, Lane Baptista costuma brincar que a filha vem aprendendo sobre o mundo das artes desde o útero. Lane é jornalista com mestrado em Artes Visuais pela Tufts University em Boston. A jornalista veio para os EUA em 2005 para estudar inglês e hoje vive em Newton, Massachusetts, com a família.

Desde que Sophia nasceu, Lane sempre leu muito para a filha, promovendo a arte por meio do teatro, dança, música, desenhos e ela começou a tomar gosto pela pintura desde muito cedo.

Ao AcheiUSA, Lane disse que, com a pandemia, elas passaram muito tempo em casa e Sophia começou a demonstrar talento para as artes. Os dias em casa foram favoráveis para que Sophia desenvolvesse ainda mais suas habilidades com os pincéis.

“Ao longo do último ano, Sophia intensificou suas produções artísticas. Neste período, a pintura se tornou a brincadeira principal e por meio da ludicidade favorecia a imaginação, a expressão e a criatividade da Sophia. Foram tantas artes concluídas que não tínhamos mais lugares para elas no nosso apartamento, então, dei alguns quadros que ela pintou de presente de Natal para familiares. Foi emocionante ver o quão orgulhosa ela estava em descrever cada um de seus quadros para a família”, descreveu Lane.

Sophia Baptista criando mais uma obra de arte (Foto: Lane Baptista)
Sophia Baptista criando mais uma obra de arte (Foto: Lane Baptista)

Lane relata que a habilidade da pintura é natural para a filha. “Tudo é obra da imaginação dela. É uma brincadeira colorida e relaxante na qual ela se permite se sujar de tinta sem se preocupar, pensar, cantar… ser artista! O talento e a paixão dela pela arte me chamam a atenção não somente como mãe, mas também artista”.

Atenta ao talento da filha, Lane fez contato com Lisandra Miguel, diretora e curadora chefe do projeto ‘Vivemos Arte’, no Rio de Janeiro. Após uma entrevista e análise minuciosa dos trabalhos de arte da Sophia, a curadora convidou a menina para expor suas obras no ‘Le Carrousel du Louvre’, exposição que acontecerá dentro do museu mais famoso do mundo, em Paris, França. A exposição vai reunir peças de artistas de todo o mundo e será realizada em outubro de 2022. “Esse será um grande salto para a Sophia como artista porque ela mostrará suas pinturas para famílias, amigos e para um público global. Sou muito grata à Lisandra por acreditar no potencial artístico da Sophia e oferecer a ela essa oportunidade única”.

O processo de criação da Sophia é diferente da maioria das crianças na sua idade. Quando ela pinta, ela tem direção, inspiração e concentração. Ela usa não só os pincéis, mas as mãos, copinhos, palitos de picolé, entre outros elementos.

Para quem quiser saber mais sobre a história de Sophia entre no Instagram @sophiabaptistaofficial.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo