Imigração Manchete

Com escassez de mão de obra, Minnesota quer atrair mais imigrantes

Queda nas taxas de imigração do estado contribuiu para uma grave escassez de trabalhadores em Minnesota; em janeiro, empregadores locais tinham 212 mil vagas abertas, mais que o dobro do número de trabalhadores desempregados

Minnesota quer atrair mais imigrantes para preencher vagas de trabalho. Foto: Nathan Dumlao / Unsplash

Um aumento nas atuais taxas de imigração pode ajudar a aliviar a escassez de mão de obra em Minnesota. Isso é o que afirma um novo estudo do Department of Employment and Economic Development (DEED) do estado. Embora a imigração tenha caído constantemente desde o pico de 16.783 em 2015 para apenas 4.042 em 2021, os economistas do estado disseram que se a imigração se recuperasse para os níveis de 2015, Minnesota poderia atrair cerca de 91 mil novos trabalhadores imigrantes até 2030.

A queda da imigração no estado contribuiu para a grave escassez de trabalhadores em Minnesota. Em janeiro, empregadores locais tinham 212 mil vagas abertas, mais que o dobro do número de trabalhadores desempregados. Em março, a taxa de desemprego de Minnesota era de apenas 2,8% e sua taxa de participação na força de trabalho era de apenas 68%, abaixo dos 70,3% em 2015.

“Observando as tendências populacionais, é notável que reverter o declínio da imigração internacional em nosso estado nos levaria a mais de 25% do caminho de volta às tendências pré-pandêmicas da força de trabalho”, disse Anthony Schaffhauser, analista de informações do mercado de trabalho da DEED.

A força de trabalho de Minnesota cresceu em 191 mil entre 2010 e 2020, com trabalhadores estrangeiros respondendo por mais de 50% do aumento. A maior parte do crescimento ocorreu em empregos na área da saúde, construção, paisagismo, fábricas e agricultura. Mas a tendência caiu depois de 2015 – provavelmente em parte devido às políticas de imigração mais rígidas do governo Trump – e caiu drasticamente durante a pandemia, disse Schaffhauser. O analista observou que o mercado de trabalho de 2022 experimentou “um aperto recorde”. “Mesmo que o estado ainda deva adicionar mais de 75 mil trabalhadores nos próximos 10 anos, esse é um aumento muito mais lento do que na década anterior”, disse.

“Os fabricantes de Minnesota não conseguem se expandir em alguns casos porque não conseguem encontrar funcionários, e as casas de repouso de Minnesota não conseguem cuidar de pacientes prontos para receber alta dos hospitais porque não têm cuidadores suficientes”, disse o comissário provisório do DEED, Kevin McKinnon. “Esses são apenas dois exemplos do impacto que vimos da escassez de força de trabalho nas indústrias em todo o estado”.

Acolher mais imigrantes e refugiados, bem como trazer aqueles que já estão em Minnesota para a força de trabalho, ajudará a aliviar a grave escassez de mão de obra do estado, disse Abdiwahab Mohamed, comissário assistente do DEED para assuntos de imigrantes e refugiados. Ele observou que “de 2010 a 2020, os trabalhadores estrangeiros representaram mais de 50% do crescimento da força de trabalho do estado”. O estudo do DEED também constatou que os residentes nascidos no exterior participam da força de trabalho do estado a uma taxa 3,8% maior do que os residentes nascidos nos EUA.

Este ano, o governador Tim Walz e os legisladores propuseram a abertura do Office of New Americans, que se concentraria no apoio à integração de imigrantes e refugiados, reduzindo as barreiras ao emprego e melhorando as conexões entre empregadores e candidatos a emprego.

Além disso, funcionários do DEED, do Federal Reserve Bank de Minneapolis e da Câmara de Comércio de Minnesota se uniram recentemente para encontrar outras maneiras de ajudar os imigrantes a garantir empregos, incluindo a possibilidade de alterar os requisitos de licenciamento para empregos não relacionados à segurança pública. Isso permitiria que alguns trabalhadores imigrantes usassem documentação – como diplomas e certificações – de seus países de origem para conseguir emprego. Outros podem se beneficiar com a eliminação dos requisitos de proficiência em inglês.

Veena Iyer, diretora executiva do Centro de Direito do Imigrante de Minnesota, algumas empresas do estado estão pagando taxas de renovação do DACA, fazendo parceria com provedores de serviços jurídicos e oferecendo aulas de inglês no trabalho para garantir que esses funcionários estejam preparados para atender ao mercado de trabalho local.

*Com informações do Star Tribune

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo