Carlos Wesley Esportes

Com seis jogos eliminatórios, NFL dá início aos playoffs

Fim de semana terá confrontos decisivos, inclusive sob forte nevasca 

O Los Angeles Rams, do quarterback Matthew Stafford, abre os playoffs da NFL neste sábado contra o Carolina Panthers (Foto: Wikimedia)
O Los Angeles Rams, do quarterback Matthew Stafford, abre os playoffs da NFL neste sábado contra o Carolina Panthers (Foto: Wikimedia)

Para muitos torcedores, este é o fim de semana mais emocionante da NFL em toda a temporada: o “wild card weekend”, o início dos playoffs da liga de futebol americano. Serão seis jogos entre sábado e segunda-feira, todos eles eliminatórios – ou seja, quem perder dá adeus ao sonho de disputar o título no Superbowl 60, marcado para 8 de fevereiro, no Levi’s Stadium, na região de San Francisco. E a previsão da meteorologia para as partidas é de chuva, vento e até neve, o que adiciona um tempero extra de emoção aos confrontos.

O clima, tão decisivo quanto a tática e a preparação das equipes, é um dos fatores fundamentais para os resultados nesta época do ano nos Estados Unidos. Aqui vai um exemplo e envolve o único time da Flórida classificado para os playoffs, o Jacksonville Jaguars. A partida de domingo será em casa, sob uma temperatura de 75 ºF (23 ºC), e o adversário é o Buffalo Bills. Além de jogar em seu estádio (EverBank Stadium), o time da Flórida tem mais chances de vitória nessas condições climáticas do que se tivesse que enfrentar os 27 ºF (-3 ºC) e a nevasca prevista para a cidade do oponente, que fica quase na fronteira com o Canadá. Por isso, fica difícil apontar um favorito neste duelo.

O mesmo pode ser dito dos rivais Chicago Bears e Green Bay Packers, que se enfrentarão pela terceira vez em 45 dias. A previsão para sábado é de muito vento, neve e temperaturas negativas no Soldiers Field, estádio no centro de Chicago, mas isso não será problema para o time de Wisconsin… os Packers estão acostumados a jogar bem nestas circunstâncias. Como curiosidade, vale lembrar que foi no estádio em Green Bay (Lambeau Field) que aconteceu a partida mais fria da história da liga, em 1967, com sensação térmica de -48 ºF (-44 ºC).

Mas o que dizer do embate entre Philadelphia Eagles e o San Francisco 49ers? O time da Califórnia viaja para a costa leste norte-americana com a certeza de que terá uma complicada missão: enfrentar os atuais campeões da NFL e os ventos gelados de até 30 milhas por hora (48 km/h), comuns na Pensilvânia em janeiro. Isso pode ser o diferencial a favor do Eagles, que teve um desempenho inferior na temporada regular em comparação ao 49ers, mas ganhou o benefício do mando de campo por ter sido o primeiro colocado do grupo NFC East.

O Los Angeles Chargers, time acostumado ao clima quente do sul da Califórnia, terá pela frente no domingo à noite o New England Patriots e o frio de Massachusetts. Por incrível que pareça, não há previsão de neve. Nem em Pittsburgh, onde o time local – Steelers – recebe o Houston Texans no tradicional Monday Night Football. Esta partida marca o retorno do quarterback Aaron Rodgers aos playoffs após quatro anos, ele que é o jogador em atividade com maior número de participações em partidas eliminatórias, com 22. Para se ter uma ideia deste feito, basta dizer que a franquia do time do Texas tem apenas 14 jogos em playoffs em 27 anos de história na liga.

Finalmente, o último confronto desta lista é, segundo a bolsa de apostas, o mais previsível. O Los Angeles Rams, do quarterback Matthew Stafford, favorito absoluto ao título de melhor jogador da temporada, vai a Charlotte desafiar a “zebra” Carolina Panthers. Com mais derrotas do que vitórias no ano, os Panthers não devem sobreviver à fase seguinte – têm apenas 14% de chance de vitória. Por falar nisso, o Seattle Seahawks e o Denver Broncos, como campeões de suas Conferências (equipes com as melhores campanhas), ganharam o final de semana de folga e chegam descansados à próxima rodada. É isso mesmo: semana que vem tem mais NFL.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo