Imigração

Começa emissão do visto eletrônico para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

A partir de 10 de janeiro de 2024, brasileiros que possuam também a nacionalidade norte-americana, canadense ou australiana não poderão mais viajar ao Brasil com passaporte estrangeiro

Visto brasileiro
Notícia sobre possível suspensão de vistos dos EUA para brasileiros circula na imprensa, mas segue sem confirmação oficial. Foto: Flickr

Teve início, em 1º de dezembro, a emissão do visto eletrônico de visita (e-Visa) para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália em viagem ao Brasil, não sendo necessário comparecer a uma Embaixada ou Consulado do Brasil para obtê-lo. As solicitações de visto eletrônico deverão ser encaminhadas ao VFS Global exclusivamente pelo link https://brazil.vfsevisa.com/. O processo será simples e rápido, com um custo total de $ 80,90. 

A partir de 10 de janeiro de 2024, brasileiros que possuam também a nacionalidade norte-americana, canadense ou australiana não poderão mais viajar ao Brasil com passaporte estrangeiro, pois o governo brasileiro não emite vistos para cidadãos brasileiros. Assim, o cidadão brasileiro deverá embarcar para o Brasil portando passaporte brasileiro válido. A falta da documentação necessária para o embarque pode acarretar contratempos com a companhia aérea. 

Para viagens anteriores a 10 de janeiro de 2024, não é necessária a apresentação de visto pelos cidadãos dos referidos países, mesmo que a viagem de volta seja posterior a essa data. Ressalta-se que os vistos temporários deverão ainda ser solicitados em uma Embaixada ou Consulado-Geral do Brasil. O visto eletrônico é emitido exclusivamente para viagens a turismo ou negócios, sem intenção de estabelecer residência no país.

O visto eletrônico de visita é exclusivo para cidadãos norte-americanos, canadenses e australianos. Nacionais de outros países, mesmo que nestas localidades, deverão consultar a necessidade de obtenção de visto de visita no Quadro Geral de Regime de Vistos (QGRV).

*com informações do Gov.br

Compartilhar Post: