Carlos Wesley Entretenimento

Comemorações do 4 de Julho vão além das tradições patrióticas

Tudo o que você precisa saber para celebrar o feriado, que marca o início extraoficial do verão na América

DA REDAÇÃO – Os livros de História relatam que no dia 4 de Julho é comemorada a Declaração da Independência dos Estados Unidos, escrita por Thomas Jefferson em 1776, quando as Treze Colônias anunciaram a separação do Império Britânico. No entanto, para quem mora nos Estados Unidos, a data também tem a ver com festividades, queima de fogos e o tradicional “barbecue” à moda americana – com hamburguer e cachorro-quente. A celebração marca o início extraoficial do verão no hemisfério norte e, por isso, muitas das atividades acontecem ao ar livre, em parques, praias ou mesmo no quintal de casa. Com um fim de semana prolongado pela frente, há opções de diversão para todos os gostos e idades, em especial no s ul da Flórida – onde a temperatura vai chegar aos 90º F e com possibilidade de chuvas esparsas (principalmente na segunda-feira). A comemoração este ano será especial, depois de dois anos de pandemia e de muitos eventos cancelados. Por isso, o AcheiUSA lista abaixo algumas sugestões para que você aproveite o feriado como os americanos, mas – por que não? – um toque brasileiro.

Declaração da Independência (Obra da Yale University/Artist: John Trumbull, American, 1756-1843)
Declaração da Independência (Obra da Yale University/Artist: John Trumbull, American, 1756-1843)

Queima de fogos e o “céu cintilante”

Provavelmente não há nada mais característico do feriado de 4 de Julho do que as festas com fogos de artifícios. E esta é uma tradição que vem desde que a Declaração da Independência foi assinada, em 1776. Na ocasião, um dos líderes da Revolução Americana, John Adams, escreveu uma carta dizendo que gostaria de ver em toda a Nação um “sparkling sky” (ou céu cintilante), em homenagem às Treze Colônias.

O pedido daquele que se tornaria o segundo presidente dos EUA foi seguido à risca e, hoje, praticamente todas as famílias e prefeituras do País organizam festas com fogos de artifício. Segundo estimativas da Associação de Pirotecnia, os investimentos neste setor em 2022 estão na faixa de $2.3 bilhões. A seguir, as dicas sobre onde acompanhar o espetáculo de fireworks, lembrando que todo o cuidado é pouco na hora de manusear os explosivos de efeitos pirotécnicos para prevenir acidentes.

Miami Beach – Fire on the Fourth: a festa começa cedo, nas imediações da North Beach Bandshell (7275 Collins Avenue), com apresentações de artistas de circo, food trucks, exibições de skate e DJ. A queima de fogos está marcada para 9pm.

Deerfield Beach – Celebration: a praia mais brasileira do sul da Flórida vai receber a celebração do 4 de Julho, depois de dois anos de interrupção. O trânsito sofrerá mudanças – a SE 2nd Street e a SE 1st Street estarão fechadas aos carros, bem como a ponte da Hillsboro Blvd. A Prefeitura informa que disponibilizará micro-ônibus para o transporte do público até a praia, para quem estacionar no Cove Shopping Center, Sullivan Park ou Igreja St. Ambrose. O espetáculo dos fogos será às 9:05pm, no Pier (200 NE 21st Avenue), que ficará fechado de domingo a terça-feira.

Hollywood Beach – Star-Spangled Spetacular: festa com DJ e apresentações de artistas locais a partir de 5pm de segunda-feira, no palco localizado no calçadão da praia (200 Johnson Street). A expectativa é de trânsito intenso na região, então as autoridades locais aconselham que os motoristas estacionem seus veículos nos edifícios-garagem da cidade e utilizem o serviço do shuttle. Os fogos começam às 9pm.

Margate – Extravaganza: o dia será animado, com uma festa para crianças no parque aquático Calypso Cove (6200 Royal Palm Boulevard). Na esquina da Margate Blvd e State Road 7 as atividades começam com o tradicional churrasco americano, com música ao vivo, e terminam com a queima de fogos às 9pm.

Weston – Caminhada 5k: em uma iniciativa do YMCA do Sul da Flórida e para quem gosta de acordar cedo, o feriado terá uma caminhada de 5km no Regional Park (20200 Saddle Club Road), a partir de 7:15am. Na cidade, a queima de fogos está marcada para o domingo, 3 de julho, às 9pm, no mesmo local, com atividades comandadas por integrantes do time do Florida Panthers, de hockey.

Boca Raton – Fabulous Fourth: atividades manuais para as crianças, música ao vivo e food trucks estão entre os entretenimentos programados para o público, a partir de 5:30pm no Countess de Hoernle Park (1000 NW Spanish River Boulevard). À noite, 9pm, o espetáculo dos fogos terá duração de 15 minutos.

West Palm Beach – Spectacular: a festa no Royal Palm Beach Commons (11600 Poinciana Boulevard) terá um toque anos 70. Até a queima dos fogos, marcada para 9pm, o público assistirá a um show musical em tributo aos Bee Gees, os famosos irmãos da Era da Discoteca, que viveram no sul da Flórida no auge da carreira.  

Downtown Miami – Fireworks Cruise: assista ao espetáculo dos fogos a bordo de um navio, na Baía de Biscayne. As embarcações do Poseidon Ferry partem do deck de Miami River (400 SE 2nd Avenue) a partir de 7pm da segunda-feira. O passeio inclui, além da vista privilegiada dos fogos, festa animada por DJ e jantar.

Parada e concerto também entre as opções

Parada de Key Biscayne (Foto: divulgação)
Parada de Key Biscayne (Foto: divulgação)

A programação para o feriado de 4 de julho não se limita aos espetáculos de fogos de artifício. Para quem gosta de algo mais calmo e patriótico, aqui vai uma lista. 

Key Biscayne – Parada da Independência: a Crandon Boulevard será palco de uma grande parada, a partir de 11am (chova ou faça sol). O percurso até a West Wood Drive. Este é o 63º ano em que este evento é realizado em Key Biscayne, desta vez com o apoio do Departamento de Assuntos Culturais do Condado de Miami-Dade.

Coconut Grove – Concerto no Peacock Park: o público será presenteado com uma exibição gratuita da Orquestra Sinfônica de Miami, regida pelo maestro Eduardo Marturet, a partir de 7:30pm. No repertório estão músicas de artistas americanos e grandes clássicos. Será no Peacock Park (2820 McFarlane Road).

Churrasco à Brasileira

Caso você não queira experimentar a tradição americana do “barbecue” com hamburguer e cachorro-quente, o churrasco brasileiro é sempre uma boa alternativa. Então siga para um dos restaurantes onde o carro-chefe é a picanha:

Chima Steakhouse (2400 E Las Olas Boulevard, Fort Lauderdale) – 15 tipos de carne, incluindo picanha e costela, servidos à mesa pelos “gaúchos” ou “passadores”. Tudo acompanhado pelas famosas caipirinhas do restaurante.

Picanha Brazil (22797 State Road 7, Boca Raton / 5650 W Sample Road, Margate) – cortes de carne, feijoada, acompanhamentos e sobremesas variadas no sistema de bufê a quilo. Agora em dois endereços.

Feijão com Arroz (559 E Sample Road, Pompano Beach) – no coração da comunidade, mais uma opção de churrasco. O salão tem televisores ligados em canais brasileiros. 

O que não funcionará no feriado

O 4 de Julho é um feriado nacional (instituído em 1941). Por isso, todas as instalações governamentais (correios, por exemplo) ou serviços não varejistas (bancos, agências do Social Security e do Department of Motor Vehicles etc.), bibliotecas públicas, escolas com programas de verão e centros comunitários, não estarão disponíveis ao público. Não há tampouco a entrega de correspondência. Lembre-se que não é preciso pagar pelos parquímetros nas ruas (são gratuitos) e alguns transportes públicos operam em esquema reduzido.

Uma data também para aproveitar liquidações

Há quem prefira trocar as atividades ao ar livre pelo prazer das compras. E, em se tratando do 4 de Julho, há uma chance grande de encontrar liquidações nas principais lojas da região, que estarão abertas no feriado. Veja algumas recomendações para aproveitar excelentes ofertas na segunda-feira.

Bed Bath & Beyond (10am – 8pm): até 50% de desconto

Home Depot (6am – 10pm): descontos de 30% em itens selecionados em todos os departamentos

Publix (7am – 10pm): descontos nos ingredientes para preparação de BBQ

Target (9am – 10pm): 30% de desconto em objetos de decoração e móveis de piscina

Walmart (6am – 11pm): 1000 itens com descontos de até 50%

Obs: como toda a regra tem exceções, o Costco fechará suas lojas no feriado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo