Estados Unidos Mundo

Comitê especial da Câmara acusa China de financiar produção de fentanil para fomentar crise nos EUA

A investigação encontrou evidências de descontos fiscais oferecidos pelo governo chinês para a produção de precursores de fentanil comercializados fora da China

Fentanil é a principal causa de morte por overdose nos EUA. Foto: AZCentral

A China está fomentando a crise do fentanil nos EUA ao financiar diretamente a fabricação de materiais que são usados ​​pelos traficantes para produzir a droga fora do território chinês. A informação faz parte do relatório divulgado na terça-feira (16) por um comitê especial da Câmara que examina o papel da China na epidemia de fentanil nos EUA. A droga é a principal causa de morte por overdose no país.

Os investigadores do comitê afirmaram ter encontrado no website do governo chinês informações sobre descontos fiscais para a produção de precursores específicos de fentanil, bem como de outras drogas sintéticas, desde que essas empresas comercializem os produtos fora da China. “Através das suas ações, como revelou o nosso relatório, o Partido Comunista Chinês comunica que quer que mais fentanil entre no nosso país”, disse o deputado Mike Gallagher, presidente republicano do Comitê Especial da Câmara. “Ele quer o caos e a devastação que resultaram nesta epidemia”, completou.

Em novembro, o presidente Joe Biden e o presidente chinês Xi Jinping anunciaram a retomada da cooperação bilateral no combate ao narcotráfico, com foco na redução do fluxo de precursores químicos e do tráfico de drogas sintéticas. Mas o relatório do Congresso levanta questões sobre o compromisso da China no acordo.

Segundo o relatório, o governo chinês não só subsidia a fabricação de precursores químicos, como dificulta investigações sobre fabricantes ilícitos, alertando os alvos de investigação quando as autoridades dos EUA enviam um pedido formal de assistência.

O deputado Raja Krishnamoorthi, o principal democrata do comitê, disse que as empresas chinesas também estão vendendo opioides sintéticos em seus sites. “Existem centenas dessas postagens em sites. Isso é completamente inaceitável”, falou. As empresas químicas que fornecem precursores de fentanil muitas vezes têm negócios legítimos com clientes em todo o mundo.

O ex-procurador-geral dos EUA, William Barr, disse aos legisladores na audiência de terça-feira que é difícil acreditar que um país com o sistema de vigilância mais difundido do mundo não esteja totalmente ciente do tráfico massivo de drogas. Ele disse que o relatório do comitê descobriu provas persuasivas de que o governo da China não é apenas um espectador, mas um patrocinador e facilitador da exportação de precursores de fentanil para os EUA.

Barr recomendou que os EUA usassem o seu poder comercial e econômico para forçar uma maior fiscalização por parte das autoridades chinesas. “Não creio que possamos contar com a boa vontade deles, como fizemos no passado”, disse. O ex-procurador-geral recomendou também que as vítimas entrassem com ações civis contra empresas e indivíduos envolvidos na distribuição de precursores e drogas sintéticas.

A embaixada chinesa em Washington não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da agência de notícias AP.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo