Como buscar bolsas de estudos nos EUA

0
5504
(Foto: Freepik)

A busca por bolsas de estudos pode levar meses e quando a oportunidade surgir, o estudante precisa estar preparado e com documentos em dia. Vale a pena manter uma rotina de busca e continuar os estudos do idioma. Pesquisas mostram que um curso no exterior pode elevar significativamente as chances de empregabilidade do estudante ao retornar para seu país de origem, sem falar a bagagem cultural muito apreciada em empresas multinacionais.

Em resumo há três tipos de instituições que oferecem bolsas de estudos a estudantes internacionais nos EUA: as primeiras são as próprias universidades, que oferecem bolsas de mérito ou por necessidade financeira aos alunos aprovados em seu processo seletivo. Veja ranking das melhores universidades americanas no website http://www.topuniversities.com.

As segundas são fundações ou instituições sem fins lucrativos, que apoiam estudantes de determinado país, minoria ou que atuem em determinada área para que eles realizem um período de estudos ou pesquisa no exterior. Veja detalhes no website www.internationalstudent.com/study_usa.

Por fim, há também as bolsas oferecidas pelos governos, que visam atrair talentos para as suas universidades e incentivar a colaboração entre países. Estas são, em geral, bolsas bastante generosas que cobrem, além da anuidade da instituição, custos de vida no país, seguro saúde e, por vezes, passagens aéreas. No caso do Brasil, o programa seria o Ciência Sem Fronteiras – www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf.

Bolsas de estudos na Harvard

A Harvard University está oferecendo uma oportunidade única para os estudantes estrangeiros que já lidam na área de liderança comunitária. O Centro de Liderança Pública de Harvard está oferecendo de bolsas de estudos para programas de desenvolvimento de liderança.

Para se candidatar a qualquer um deles, os estudantes devem primeiramente candidatar-se a um dos programas da Harvard Kennedy School of Government,Harvard Graduate School of Education ou Harvard School of Public Health. As inscrições para os programas em geral vão até o dia primeiro de dezembro.

Uma vez aceitos, podem se candidatar a uma das nove bolsas disponíveis, voltados a líderes dos mais diversos perfis e áreas. Destas, brasileiros são elegíveis a cinco.  

Além das bolsas oferecidas pelo Centro de Liderança Pública de Harvard, candidatos aceitos a programas na Harvard Kennedy School, Harvard Graduate School of Education ou Harvard T.H. Chan School of Public Health também são elegíveis às bolsas oferecidas pela Fundação Lemann. Outros detalhes sobre esta oportunidade nos websites: www.hks.harvard.edu e www.hsph.harvard.edu.

Bolsas para mestrado em tecnologia na Holanda

A Delft University of Technology oferece dois programas de bolsas para estudantes internacionais interessados em cursar mestrado de dois anos na universidade.. As inscrições vão até 1º de dezembro. O benefício cobre as taxas universitárias e ainda oferece ajuda financeira durante todo o curso. As bolsas são divididas em duas modalidades, uma delas exclusiva para brasileiros.  

A primeira modalidade de bolsa é a Justus & Louise Van Effen Excellence Scholarships. São duas bolsas por faculdade, que cobrem todos os custos acadêmicos. Os requisitos para se candidatar são excelência acadêmica e certificado de proficiência em inglês. Para se candidatar é necessário se inscrever na universidade até o dia primeiro de dezembro e enviar o formulário de inscrição da bolsa de estudos.

A segunda mobilidade faz parte do Orange Tulip Scholarship Brazil, e vale para o cursos de Física Aplicada, Engenharia Química, Ciências da Vida e Tecnologia, Nanociência e Educação e Comunicação da Ciência. A bolsa também inclui dois anos de ajuda com custos, totalizando cerca de 50 mil euros. Para participar, primeiro deve-se se candidatar ao curso de mestrado, e até primeiro de março fazer o pedido da bolsa.

 Confira os editais das bolsas nos websites: www.tudelft.nl e www.nesobrazil.org.