Error, no Ad ID set! Check your syntax!
Comunidade Estados Unidos

Comunidade brasileira em Massachusetts vive medo e se organiza contra ações migratórias

Segundo o Migration Policy Institute, a comunidade brasileira em Massachusetts é composta por cerca de 84 mil pessoas, sendo a segunda maior nos EUA, atrás apenas da Flórida.

O Brazilian-American Center oferece orientação jurídica, auxílio na obtenção de documentos essenciais e informações sobre como agir em caso de abordagens migratórias. Foto: Divulgação

Brasileiros têm experimentado medo e insegurança com o aumento constante das fiscalizações migratórias em Massachusetts, estado que abriga a segunda maior comunidade brasileira nos EUA. Em cidades como Framingham, Everett e Worcester, moradores relatam abordagens frequentes e inesperadas, gerando tensão tanto para quem está sem status legal quanto para quem está com a documentação regularizada. Essa onda de operações tem feito com que a rotina da comunidade seja marcada por receio constante.

Massachusetts abriga cerca de 84 mil brasileiros, e estima-se que 50 % dessa população esteja sem documentação legal. Diante desse cenário, o Brazilian-American Center (BRACE), em Framingham, tem se destacado como ponto de apoio para as famílias brasileiras. Desde junho, o centro já auxiliou dezenas de pessoas na elaboração de procurações para cuidadores, documentos que garantem proteção às crianças, caso os pais sejam detidos. Além disso, a diretora executiva do BRACE, Liliane Costa, relata que muitos brasileiros estão considerando voltar ao Brasil e têm procurado documentos legais para facilitar esse retorno.

Grupos de voluntários locais, conhecidos como “Anjos”, têm atuado para informar a comunidade sobre seus direitos e prestar apoio prático, em tarefas cotidianas, como ajudar com compras e acompanhar crianças.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo