Aconteceu Comunidade

Comunidade celebra o Dia Internacional da Mulher no Consulado-Geral do Brasil em Miami

Com fala de abertura do embaixador André Odenbreit, representantes do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Sul da Flórida, BACCF, Hope & Justice Foundation, e Drummond Advisors ministraram palestras inspiradoras para as brasileiras da região

O embaixador André Odenbreit e as fundadoras do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Sul da Flórida: Fotos: Divulgação

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado nesta quarta-feira (8) no Consulado-Geral do Brasil em Miami com a presença da comunidade local. De 10am até 1pm, representantes do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Sul da Flórida, BACCF, Hope & Justice Foundation, e Drummond Advisors ministraram palestras inspiradoras para as brasileiras da região.

A programação teve início com a fala do embaixador André Odenbreit, que ressaltou o trabalho do Consulado em apoio às brasileiras e organizações não-governamentais voltadas às mulheres no Sul da Flórida. “Vamos continuar e reforçar a parceria com essas instituições que buscaram contato conosco. Temos no enfrentamento de situações de vulnerabilidade e no fortalecimento do empreendedorismo feminino, duas pautas prioritárias do nosso Consulado. E estamos abertos à novas ideias. Então, se você pensa em um projeto que poderia ser útil ou está pensando em organizar um grupo, venha falar conosco no Consulado. Pode marcar uma hora comigo ou com o chefe de setor, o que não faltará é interlocutor para vocês. Esse é o meu compromisso”, disse o embaixador.

Também do Consulado, a psicóloga Virna Moretti apresentou as ações do Departamento de Assistência ao Brasileiro junto ao público feminino, especialmente no caso de mulheres que sofrem violência doméstica. “Oferecemos orientação psicológica e jurídica. O Consulado também ajuda promovendo eventos como este, coordenando os serviços de diferentes grupos”, contou Virna ao AcheiUSA. “Cinco anos atrás, quando não contávamos com iniciativas como as do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Sul da Flórida, o Consulado recebia pelo menos 25 casos de violência doméstica por mês. Hoje, recebemos cerca de sete casos mensalmente, o que demonstra que esses grupos estão fazendo um excelente trabalho acolhendo essas mulheres com terapias e outros recursos que muitas vezes, por falta de verba, o Consulado não consegue oferecer”, disse a psicóloga.

Flávia Duarte, líder do comitê de Combate à Violência a Mulher do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Sul da Flórida, também palestrou sob o tema “Como Dar a Volta por Cima”. Sobrevivente de violência doméstica, Flávia compartilhou sua história, desde o período de abusos até sua busca por ajuda e o atual trabalho com outras mulheres em situação de abuso e violência. “Naquela fase, perdi mais de dez quilos, não conseguia comer ou fazer algo para mim mesma! Eu tive que reaprender a me cuidar, a ter vida social, fazer a unha, coisas básicas que por muito tempo eu não conseguia fazer”, contou Flávia, que mantem a conta @flaviasecuida no Instagram, para estimular outras mulheres a promover o auto-cuidado.

Presidente da Hope & Justice Foundation, Anna Alves-Lazaro, também compartilhou sua história de superação. Depois de viver os horrores da violência doméstica, Anna criou a fundação voltada para combater tráfico humano, exploração infantil e violência contra mulheres e vulneráveis. O painel foi moderado por uma das fundadores do Grupo Mulheres do Brasil no Sul da Flórida, Paola Tucunduva.

O evento contou ainda com três workshops de empreendedorismo, um ministrado por Joyce Izabel, sócia da Drummond Advisors, que falou sobre “Como Estruturar seu Negócio”; outro apresentado por Mila Garro, empresária do ramo de limpeza doméstica e empresarial. Daniela Fortuna, diretora do Itaú Private Bank e presidente do Comitê de Empreendedorismo Feminino da BACCF, Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida, encerrou a palestra com dicas de como empreender nos Estados Unidos.

Ao final, o Consulado-Geral do Brasil em Miami ofereceu gentilmente um brinde e flores para as mulheres presentes.

Serviço:

Consulado-Geral do Brasil em Miami – Departamento de Assistência ao Brasileiro
Contato: assistencia.miami@itamaraty.gov.br

Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Sul da Flórida
Contato: linktr.ee/GMBsulflorida

Hope & Justice Foundation
Contato: hopeandjusticefoundation.com

Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida (BACCF)
Contato: brazilchamber.org

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo