Local Manchete

Comunidade de Broward (FL) homenageia vítimas do massacre de Parkland, ocorrido há cinco anos

Estudantes, professores e funcionários das escolas públicas de Broward organizaram o “Day of Service and Love” em homenagem às vítimas e sobreviventes

Vítimas do tiroteio de Parkland são homenageadas no jardim da escola. Foto: Miami Herald

Enquanto a maioria dos americanos celebravam o Valentine’s Day, a comunidade de Broward tratou o dia 14 de fevereiro como uma data para lembrar as 17 vidas perdidas em 2018 durante o ataque à Marjory Stoneman Douglas High School em Parkland. No quinto aniversário da tragédia que chocou o país, estudantes, professores e funcionários das escolas públicas locais organizaram o “Day of Service and Love”, dia designado para a comunidade “se unir e apoiar uns aos outros por meio de uma variedade de atividades e serviços comunitários em escolas de todo o condado”, divulgou o distrito.

Às 10:17am de terça-feira (14), 17 funcionários da Stoneman Douglas colocaram flores para cada uma das 17 vítimas que morreram na escola. Centenas de buquês foram deixados no jardim, decorado com pequenos corações e mensagens “MSD Forte”, lema adotado após o tiroteio. Agora sem uso, o prédio de três andares permanece isolado por uma cerca de arame e praticamente intocado desde o massacre. Lá dentro há vestígios das comemorações do Valentine’s Day que terminaram em tiroteio cinco anos atrás. O distrito escolar do condado de Broward planeja demolir o prédio, que precisa ser mantido pelo menos até o julgamento do então vice-xerife do campus, que é acusado de negligência infantil por não ter entrado e confrontado o atirador.

Também prestando homenagem no memorial estava o policial Mike Leonard, do departamento de polícia da vizinha Coconut Creek, que localizou e prendeu o atirador cerca de uma hora após o tiroteio enquanto ele caminhava por um bairro próximo.

No Pine Trails Park, os 14 alunos e três professores mortos em 2018 foram lembrados através de retratos em preto e branco expostos no parque. Na Silver Shores Elementary School em Miramar, a comunidade da escola se reuniu e criou um coração gigante no campo esportivo. A Plantation Middle School em Plantation ofereceu um café da manhã para os socorristas da cidade. E na Silver Lakes Middle School, em North Lauderdale, foi pintado um mural com tema de amor e paz.

Como faz desde 2021, o Children’s Services Council de Broward realizou uma solenidade com a soltura de 17 pombas brancas, além da presença de pôneis e cachorros de apoio emocional para crianças. À tarde, cerca de 200 pessoas se reuniram no estacionamento de um shopping center em Coral Springs, local que abriga o Eagles’ Haven, um centro de aconselhamento comunitário inaugurado logo após o massacre.

O presidente Joe Biden divulgou uma declaração em vídeo lamentando o aniversário do tiroteio de Parkland: “Para alguns de vocês, parece que foi ontem”, disse às famílias das vítimas e aos sobreviventes. “O que eu mais admiro é como vocês encontraram um propósito através da dor. O mundo está vendo o quão fortes, resilientes e generosos vocês são”, disse Biden. Ele então pediu a proibição de rifles semiautomáticos de estilo militar, como o AR-15 usado pelo atirador. “Devemos dizer um basta”, disse o presidente.

Este ano marca também o primeiro memorial desde a conclusão do julgamento de Parkland, onde o atirador Nikolas Cruz, de 24 anos, foi condenado à prisão perpétua.

*Com informações do Miami Herald e Associate Press

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo