Comunidade Manchete

Condado de Miami-Dade divulga endereços de focos do vírus zika

Entre as localidades estão ruas próximas à Lincoln Road, em South Beach, que é point de turistas

Equipes estão borrifando spray contra o mosquito em Miami
Equipes estão borrifando spray contra o mosquito em Miami

O Condado de Miami-Dade divulgou, nesta quarta-feira (28), algumas localidades onde foram encontrados mosquitos aedes aegypt contaminados com o vírus zika. Entre os endereços estão: 932 Lenox Ave., 1619 Meridian Ave., 2000 Convention Center Drive, 2378 Prairie Ave. e 1236 Drexel Ave, todos na região turística de South Beach.

O governador Rick Scott e o cirurgião geral Celest Philip solicitaram a divulgação dos endereços que estavam sendo mantidos em sigilo.

O Estado e o condado tinham, anteriormente, se recusado a divulgar as localidades alegando que não eram informações públicas e sim parte de uma investigação epidemiológica.

“Como eu já disse inúmeras outras vezes, o Condado de Miami-Dade está comprometido com a saúde de residentes e visitantes e com a absoluta transparência de nossos atos. O Departamento de Saúde havia instruído o condado a manter a informação em sigilo e, agora, os endereços estão sendo divulgados”, disse o prefeito de Miami, Carlos Gimenez.

O prefeito disse ainda, que assim que forem sendo descobertos novos focos do vírus, os endereços serão divulgados.

“Vale lembrar que, enquanto foram encontrados focos em cinco endereços entre os dias 22 de agosto e 9 de setembro, outros tantos foram testados negativamente”, reforçou Gimenez.

Zika em Miami

O surto de zika detectado na Flórida superou os 100 casos, de acordo com o Departamento de Saúde. Desde julho, quando o primeiro registro ocorreu, essa é a única região com transmissão local no território continental dos Estados Unidos.

De acordo com um boletim divulgado na segunda-feira (26), são 105 pessoas infectadas com zika no estado e outras 689 que contraíram a doença em viagens ao exterior.

Além disso, são 90 casos de mulheres grávidas com zika, grupo que mais desperta preocupação devido à probabilidade de os bebês desenvolverem microcefalia, outras malformações e transtornos neurológicos.

O Departamento de Saúde da Flórida considera que o único foco de transmissão ativa por picadas de mosquito se localiza em Miami Beach.

Dos últimos dez casos contabilizados, um corresponde a uma pessoa que vive em Palm Beach, ao norte de Miami, outros cinco são moradores do condado de Miami-Dade e um de Miami Beach.

Outros três casos confirmados estão relacionados com o foco que esteve ativo no bairro de Wynwood, em Miami, que foi o primeiro detectado e que, segundo o governo, já está inativo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo