Imigração Notícias

Condado do Texas declara calamidade por suposta ‘invasão’ de imigrantes ilegais

Câmara Legislativa de Hopkin County alega que “a saúde, a segurança e o bem-estar dos residentes estão sob ameaça", devido aos níveis sem precedentes de imigração ilegal

Condado de Hopkins fica a mais de 500 milhas da fronteira com México

O condado de Hopkins, no Texas, emitiu na sexta-feira (9), uma “declaração de calamidade” por conta de uma suposta invasão de imigrantes; apesar de estar situado a mais de 500 milhas da fronteira com o México. O documento foi produzido pela Câmara Legislativa local e alega que “a saúde, a segurança e o bem-estar dos residentes estão sob ameaça, devido aos níveis sem precedentes de imigração ilegal.

“Paramos carros cheios de imigrantes de todas as partes, e sem ajuda do governo federal”, disse Lewis Tatum, do Hopkins County Sheriff’s Office.  “Não temos onde soltá-los. O que você vai fazer, colocá-los na rua? São mulheres, crianças, e você sente muito por elas porque não têm para onde ir e lhes prometem algo que não estão recebendo”, disse ele.

Desde abril de 2021, 33 condados texanos promulgaram a “declaração de calamidade”, além do próprio estado comandado pelo republicano Greg Abbott.

Na prática, o documento permite que o condado solicite financiamento estadual por meio do programa Lone Star, que fornece dinheiro para apoiar a aplicação da lei nessas localidades. Em setembro de 2021, o governador Abbott anunciou um orçamento de $ 100 milhões para o programa, e outros $ 30 milhões foram adicionado em julho.

Além de ajudar os condados no controle da imigração ilegal, a operação Lone Star também canaliza verbas para remoção e envio dos estrangeiros pegos na travessia ilegal com o México para outros estados controlados por democratas.

Desde janeiro de 2021, mais de 3,2 milhões de imigrantes foram detidos após cruzar clandestinamente a fronteira com os Estados Unidos. Mais de 800.000 foram liberados para comparecerem à audiências futuras, mas permanecem desaparecidos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo