Local

Congresso de psicanálise vai debater saúde mental no mundo de hoje

Evento será em Orlando, de 22 a 24 de julho, mas pode ser acompanhado pela Internet

Pandemia, guerra, crise financeira, polarização política, instabilidade profissional… problemas não faltam no mundo de hoje – e afetam diretamente a saúde mental de qualquer ser humano. Isso explica o aumento de casos de ansiedade, depressão e estresse, entre outros transtornos: para se ter uma ideia da gravidade da situação, a Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que 86% dos brasileiros sofrem de alguma destas doenças da mente.

Os impactos dessa realidade do século 21 são o foco do maior congresso de psicanálise em língua portuguesa fora do Brasil, que vai acontecer de 22 a 24 de julho em Orlando, Flórida. Com o tema “Devolvendo o Homem à sua humanidade”, a conferência vai reunir especialistas em torno de debates como sexualidade, a vida pós-Covid e transtornos de personalidade, entre outros. A iniciativa é do New England Institute of Psychoanalysis (neipsy.org), um instituto de formação composto por psicanalistas brasileiros com experiência clínica nos Estados Unidos, Europa e Brasil.

“A psicanálise contemporânea vem passando por significativas transformações, que exigem também uma mudança no perfil do analista. Nós profissionais temos que estar comprometidos com a devolução do homem à sua humanidade, sem demagogias teorizadas e mais intencionalidade prática no mundo e nas relações”, explicou Marcelo Gomes, doutor em psicanálise, analista didata do Neipsy e idealizador do evento. Além dele, alguns dos palestrantes são o cientista social Josélio de Souza (Brasil), o psicólogo António Salema (Portugal), a terapeuta Sally Stamp (Inglaterra) e o filósofo Aloísio Bacelar, que comandarão as 11 sessões da conferência. Os participantes podem acompanhar as palestras e mesas-redondas presencialmente ou pela internet.

Informações:
Congresso Internacional de Psicanálise
Florida Hotel – 1500 Sand Lake Road, Orlando (FL)
www.neipsy.org / telefone (774) 239-1444.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo