Brasil

Consulado dos EUA em Porto Alegre será aberto até junho

Construção já está em fase final e vai facilitar a vida dos gaúchos

Futuras instalações do Consulado de Porto Alegre
Futuras instalações do Consulado de Porto Alegre

As obras da nova sede do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre (RS) estão em fase final e a inauguração está prevista para o mês de junho deste ano.

De acordo com informações do Jornal do Comércio de Porto Alegre, os tapumes já foram retirados da edificação, na avenida Assis Brasil, indicando que a parte externa está concluída, com acessos prontos. De acordo com o Consulado dos EUA em São Paulo, o cronograma das obras segue a previsão de abertura do local até junho. A reforma do prédio que abrigará o local começou em junho de 2015.

Os serviços oferecidos deverão facilitar a vida de quem busca tirar o visto para entrar em terras americanas. Atualmente, quem quer retirar seu visto deve comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) de Porto Alegre para iniciar o processo. A entrevista tem que ser feita em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife.

A expectativa é que isso mude com a abertura do consulado em terras gaúchas.

Neste ano, com a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, houve aumento das restrições para a retirada de visto para o país. As mudanças ocorreram na faixa de idade que garante a isenção de entrevista, que antes era possível a pessoas com menos de 16 anos e mais de 66 anos. Agora vale apenas para menores de 14 anos e maiores de 80 anos.  Além disso, para fazer a renovação para visto expirado há mais de um ano também é necessário fazer uma nova entrevista, o que antes era permitido para um visto vencido há até quatro anos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo