Comunidade

Consulado-Geral alerta para a importância de obter autorização de viagem para menores

O documento é fundamental para que a Polícia Federal autorize o regresso do menor brasileiro aos Estados Unidos

A autorização serve para menores desacompanhados, viajando só com um dos pais ou com outro parente. Foto: Paul Hanaoka, Unsplash

O Consulado-Geral do Brasil em Miami, por meio de seu cônsul, André Odenbreit Carvalho, está alertando a comunidade brasileira sobre a importância de obter autorização de viagem para menores. “Final de ano é período de confraternizações e vários menores brasileiros visitam o Brasil de férias. Se eles estiverem viajando desacompanhados, só com um dos pais ou com outro parente, é preciso garantir a autorização de viagem. Isso é fundamental para que a Polícia Federal autorize o regresso do menor brasileiro aos Estados Unidos”, explica o cônsul. A orientação é que os pais verifiquem se no passaporte do menor já está informada a autorização de viagem. Se não estiver, visite o site do Consulado-Geral do Brasil em Miami, seção Autorização de Viagem para Menor de Idade.

Lembrando que a Autorização de Viagem pode ser utilizada apenas uma vez, pois, quando o menor deixa o Brasil, uma via original do documento fica retida pelo Polícia Federal. O serviço é gratuito e deve ser agendado via e-Consular.

Baixe nosso aplicativo