Brasil Comunidade Geral

Consulado-Geral de Miami ainda não está emitindo passaportes com validade de dez anos

Consulado reitera que quem estiver com passaporte vencido deve renová-lo

DA REDAÇÃO – O Consulado-Geral ainda não foi informado sobre a data em que passará a ser emitido o novo passaporte brasileiro, com validade de 10 anos. Nesse sentido, o Consulado-Geral reitera a orientação para que os brasileiros na jurisdição que estejam com seus passaportes vencidos ou a vencer para não esperarem até o lançamento do novo passaporte para renovar seu documento.

Para viajar é preciso estar com o seu passaporte dentro da data de validade. Antes de começar a planejar seu próximo destino, não deixe de verificar o seu documento de viagem. Caso precise renová-lo, programe-se para fazê-lo com uma antecedência de, pelo menos, um mês. Para facilitar o atendimento, o Consulado- Geral do Brasil em Miami possui página eletrônica com o passo-a-passo do que é necessário para a renovação do passaporte. A lista completa de documentos para o seu caso específico pode ser encontrada no endereço eletrônico: http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/passaporte.xml.

No Brasil, o documento com validade de dez anos está sendo emitido desde julho. Na época, foi informado que a emissão no exterior com a validade nova, seria feita de forma escalonada.

De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, desde 2006, quem ainda tem o passaporte no modelo antigo pode usá-lo até o fim do prazo de validade. Na época, o Ministério das Relações Exteriores informou que o novo passaporte será lançado no exterior a partir de agosto, de forma escalonada. Os consulados brasileiros na América do Sul e América Central serão os primeiros a fazerem a emissão. Logo depois, o documento será emitido na África, Ásia, Europa e Oceania. Em seguida, Estados Unidos e México.

“A defasagem em relação ao lançamento no Brasil decorre da necessidade de adequar as entregas do novo material pela Casa da Moeda e os imperativos logísticos para distribuir esse material para os cerca de 200 postos no exterior”, explica o Itamaraty em nota.

Com a mudança na validade, os itens de segurança foram reforçados. Foi adotado outro padrão de criptografia para a assinatura digital, com o objetivo de aumentar a segurança dos dados gravados no chip. A capa tem um novo visual, e também foram feitas modificações na imagem fluorescente, que não pode ser vista a olho nu.

De acordo com o ministro, os elementos de segurança adotados dificultam a falsificação do documento. “Quando a tecnologia avança, o crime também se apropria da tecnologia para avançar, então o Estado tem que estar atento a isso”, disse Cardozo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo