Comunidade

Consulado-Geral do Brasil em Miami premia vencedores das Olimpíadas do Português

Evento visa valorizar a língua portuguesa entre estudantes na Flórida

Carlos Omine (BB Americas), Marcos Rossi (Underline Publishing) e o cônsul-geral do Brasil em Miami, André Odenbreit Carvalho, com os vencedores da II Olimpíada de Português – Comemoração do Bicentenário

Com o objetivo de incentivar o interesse de crianças e adolescentes brasileiros e estrangeiros no estudo do Brasil, da sua língua e da sua cultura, o Consulado-Geral do Brasil em Miami premiou, no último sábado (10), os alunos vencedores da II Olimpíadas de Português. O evento faz parte das celebrações promovidas pelo Consulado para o Bicentenário da Independência do Brasil. 

As Olimpíadas foram realizadas em duas categorias: Português como Língua de Herança, para alunos brasileiros e filhos de brasileiros; e Português como Língua Estrangeira, para alunos norte-americanos e estrangeiros que escolheram o português como língua para aprendizado nas escolas.

Foram premiados 11 alunos de diversas escolas da região: Ada Merritt K-8 Center, Downtown Doral Charter Elementary School e Upper School, Olympus International Academy e SLAM! Boca Raton. 

Em seu discurso, o Cônsul-Geral, André Odenbreit, enfatizou a importância da língua portuguesa para a construção nacional e o sentimento de brasilidade, sublinhando que é a nossa língua que, desde a criação do nosso país, nos une e nos identifica como brasileiros. Observou também, para os alunos e pais estrangeiros, que a melhor forma de conhecer um país e seu povo é aprendendo a sua língua.

O Consulado fez uma homenagem especial às professoras que se dedicaram ao projeto: Augusta Vono, que faz parte do projeto PROBRAS (Program of Excellence on Brazilian Studies), dirigido pelo Latin American and Caribbean Center, da FIU; da professora Beatriz Cariello, especialista em Educação pela Flórida International University, mestre em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora de Língua Portuguesa do sistema de escolas  públicas de Miami-Dade; e da professora Joelma Nascimento, professora de Língua Portuguesa na Downtown Doral Charter Upper school, Miami-Dade.

Confira abaixo a relação de vencedores:

Elementary School

Categoria: Português como Língua Estrangeira

1o lugar: Gabriel Abreu – Ada Merritt K-8 Center

2o lugar: Roger Alvarez Lopes – Downtown Doral Charter Elementary School

Categoria: Português como Língua de Herança

1o lugar: João Lucas Cavalcante Moreno – Olympus International Academy

2o lugar: Pietra Duran – Downtown Doral Charter Elementary School

3o lugar: Matheus Garrido Penteado – Olympus International Academy

Middle School

Categoria: Português como Língua Estrangeira

1o lugar: Shantal de Azevedo – Downton Doral Charter Upper School

2o lugar: Phillip Gonsoulin – Ada Merritt K-8 Center

3o lugar: Mia Sabel – Downton Doral Charter Upper School

Categoria: Português como Língua de Herança

1o lugar: Ana Clara de Freitas – SLAM! Boca Raton

2o lugar: Sofia Manocchio – Downton Doral Charter Upper School

3o lugar: Melina Noro Luz – SLAM! Boca Raton

Leia abaixo as redações vencedoras:

ELEMENTARY SCHOOL – CATEGORIA: PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Primeiro lugar: Gabriel Abreu / Escola Ada Merritt K-8 Center

A festa deveria ser em São Paulo. E a festa vai poder ser em 7 de setembro de 2022. Porque em 7 de setembro de 2022 já faz 200 anos de 7 de setembro de 1822. Muitas pessoas do Brasil deveriam ser convidadas porque elas podem celebrar o famoso grito “independência ou morte” e as pessoas do Brasil devem gostar de celebrar esta tradição. Os convidados deveriam vestir com uma roupa bonita porque no Brasil é importante as pessoas irem com roupa bonita porque é um dia importante para as pessoas do Brasil. A decoração deve ser bonita, com mesas com comida em todo o lado e com pessoas falando. As cores provavelmente vão ser as cores do Brasil: azul, verde e amarelo. A música que vai tocar pode ser música como de jazz, ia ser relaxante. O outro entretenimento pode ser jogos. A comida que pode ser servida para as pessoas são as típicas do Brasil, como feijoada.

ELEMENTARY SCHOOL – CATEGORIA: PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA

Primeiro lugar: João Lucas Cavalcante Moreno / Olympus International Academy

Uma Festa da independência seria uma festa muito marcante e comemorativa do Brasil e seria comemorada nos estados mais populosos do Brasil. Os convidados seriam os amigos próximos e pessoas importantes do Brasil. E em memória do nosso país, prescisamos apreciar figuras públicas.

Os convidados deveriam se vestir, na minha opinião, com roupas extravagantes e bandeiras do Brasil. Roupas únicas. As suas decorações seriam em verde, amarelo e azul, cores incrivelmente únicas e as que formam a bandeira do Brasil.

As músicas que deveriam ser tocadas, na minha honesta opinião, seriam músicas de São João e carnaval. O entretenimento iria ser peças teatrais contendo o tema do dia da independência.

E finalmente, o que seria servido:  deveriam servir comidas como acarajé, feijão tropeiro e mais outras comidas famosas.

MIDDLE SCHOOL – CATEGORIA: PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Primeiro lugar: Shantal de Azevedo / Downtown Doral Charter Upper School

O Brasil é um país muito maravilhoso. A Independência do Brasil foi declarada no dia 7 de setembro de 1822. Neste ano, o Brasil completa 200 anos de Independência. Os brasileiros e aqueles que gostam do país têm que celebrar este aniversariante tão importante. No dia da Independência, este ano, a gente tem que cantar o hino nacional do Brasil em frente da Bandeira Brasileira. Normalmente, nós fazemos isso uma vez somente, mas este ano deveríamos cantá-lo duas ou três vezes. Também, nós temos que fazer alguma celebração maior, como por exemplo uma festa junina, não com o significado religioso, mas com o significado da Independência do Brasil. A festa junina é uma coisa que faz o Brasil ser um país especial. A comida, as danças, as brincadeiras, todas são coisas que fazem parte da festa. O Brasil tem muitas coisas que fazem que o país seja especial. Outro exemplo é o carnaval. O carnaval é uma das minhas celebrações favoritas. No carnaval, muitas pessoas se juntam para ver o desfile de dança com muitas cores brilhantes. A origem do carnaval vem da religião católica. É celebrado por 40 dias começando em maio ou abril. Eu acho que deveríamos fazer uma celebração similar, pode ser com outras cores, respeitando o país.

MIDDLE SCHOOL – CATEGORIA: PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA

Primeiro lugar: Ana Clara de Freitas / SLAM! Boca Raton

DUZENTOS ANOS, DUZENTAS FORMAS

Cultura, história, beleza e diversidade são características que não faltam no Brasil. O quinto maior país do mundo apresenta uma variedade em culinária, conhecimento, pontos turísticos e belezas naturais. É um país de grande influência e inspiração para muitas pessoas. Em 2022, completam-se 200 anos de Independência, um grande marco na história do Brasil. Os brasileiros podem comemorar essa data através de várias celebrações que mostram o orgulho pelo seu país e nacionalidade.

Hoje em dia, a grande maioria do mundo usa aparelhos eletrônicos e as redes sociais. Com o cenário atual da Covid-19, brasileiros poderiam usar esses serviços como forma de homenagear seu país e contribuir para a diminuição dessa doença. Publicações com imagens diversas do Brasil poderiam ser feitas, junto de frases que listem as coisas que elas mais gostam do Brasil, o porquê dessas pessoas serem orgulhosas do seu país e o porquê de acharem essa data importante. Os posts então poderiam ser compartilhados e assim várias pessoas veriam e participariam dessa comemoração.

Para que mais pessoas vissem e aproveitassem essa celebração, o governo poderia proporcionar meios de compartilhar e comemorar essa data. Uma forma seria que vários carros passassem pelas ruas com o som do Hino Nacional e a bandeira do Brasil neles. Assim, mais pessoas poderiam ver e compartilhar esse ato.

Outra forma de celebrar essa data seria que as escolas passassem a tarefa de que os alunos escrevessem mensagens sobre como o Brasil os inspira e qual a importância da sua história no mundo. Cada aluno também poderia escrever a opinião dos pais sobre esse assunto, e assim eles leriam na escola, espalhando suas mensagens para outros alunos.

Essas são algumas de várias celebrações que poderiam ser feitas. Devido ao cenário atual do Brasil, é muito importante que as pessoas demonstrem força e apoio ao país e aos brasileiros. Muitas dessas formas são simples e fáceis de serem realizadas, e seria muito bonito da nossa parte honrar e homenagear o nosso país. São 200 anos de muita história, coragem e força, e mais de 200 formas de representá-las.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo