Consulado-Geral em Miami anuncia novo sistema de agendamento

Objetivo é agilizar atendimento e evitar que o requerente vá ao Consulado com os documentos incorretos e perca a viagem

0
10853
Atendimento está sendo feito exclusivamente por agendamento
Atendimento está sendo feito exclusivamente por agendamento

O Consulado-Geral do Brasil em Miami anunciou na quarta-feira (4) que vai disponibilizar a partir desta quinta-feira (5 de abril), um novo sistema eletrônico de agendamento de serviços consulares (e-consular), pelo endereço miami.econsular.com. O novo sistema terá agenda com oferta de serviços a partir do dia 21 de maio.

O atual sistema de agendamento pelo site appointy (cgmiami.appointy.com) estará com a agenda aberta até 18 de maio. Portanto, todos os serviços a serem agendados até 18 de maio deverão ser feitos pelo site appointy. Serviços a serem agendados em datas a partir de 21 de maio, somente estarão disponíveis no novo sistema (miami.econsular.com).

Chamado e-consular, o novo sistema permitirá a pré-conferência, pela internet, da documentação necessária aos serviços consulares. O objetivo é garantir que o cidadão vá ao Consulado-Geral com a documentação necessária para o serviço solicitado, evitando a perda da viagem. Além disso, o novo sistema evitará fraudes que vêm sendo cometidas contra o atual sistema de agendamento, resultando em bloqueio de horários e retardando o atendimento ao cidadão. O e-consular também será usado em missões itinerantes e para orientar a solicitação de serviços consulares pelo Correio. O novo sistema vai permitir, ainda, que o requerente consiga marcar serviços de última hora, mediante justificativa.

O novo sistema foi desenvolvido para funcionar não somente em computadores, mas especialmente em telefones celulares, pois facilita o envio de fotos da documentação necessária com a câmera do ‘smartphone’. Após o envio das informações pela internet, o cidadão será alertado por e-mail quando a equipe do Consulado-Geral validar a documentação e autorizar o envio pelo correio ou o agendamento do atendimento presencial. Em dias úteis, a mensagem de validação que autorizará o agendamento do serviço será enviada em até 24 horas.

O sistema e-consular permitirá maior agilidade na concessão de serviços consulares, o que resultará em atendimento mais rápido e em maior oferta de serviços para agendamento.

Atenção às datas para a transição entre o sistema antigo e o novo de agendamento:

– Agendamento de serviços com data até 18 de maio: deverá ser feito pelo site cgmiami.appointy.com

– Agendamento de serviços com data a partir de 21 de maio: deverá ser feito pelo site e-consular, no endereço miami.econsular.com

Perguntas e Respostas frequentes 

O que acontece se eu já tenho um serviço agendado?

Nada mudou. Serviços já agendados pelo site cgmiami.appointy.com continuam válidos. Alterações nas datas de serviços até 18 de maio também devem ser feitos pelo atual sistema de agendamento.

No entanto, se você precisar alterar seu serviço para depois de 21 de maio, será preciso agendar pelo novo sistema e-consular no endereço miami.econsular.com.

Preciso solicitar o serviço com urgência. Como eu faço?

Encaminhe e-mail para passaporte.miami@itamaraty.gov.br (passaportes) ou consular.miami@itamaraty.gov.br (demais serviços) justificando a urgência.

Eu coloco meu e-mail para fazer o login, mas não consigo acessar o e-consular. O que aconteceu?

Não basta inserir o e-mail para entrar no e-consular. Verifique no seu e-mail se chegou a mensagem do e-consular com link para acessar o sistema. Clique no link da mensagem.

Atenção: só será possível a entrada no sistema de agendamento por meio do link de confirmação que será enviado pelo e-consular. Cada vez que for entrar no e-consular, será necessário fazer a validação do e-mail e aguardar o link de acesso.

Eu chequei o meu e-mail e não chegou a mensagem com o link entrar no sistema. E agora?

Verifique se o e-mail do e-consular não foi para sua caixa de spam. Caso permaneça o problema, confira se está inserindo o endereço correto de e-mail.

Por que tenho que preencher todas essas informações e fazer o “upload” da documentação?

O objetivo é garantir que você esteja com toda a documentação necessária para o serviço solicitado. Assim, você terá a garantia de que será atendido sem problemas.

O novo sistema também visa a evitar fraudes que impediam os brasileiros de agendarem serviços no sistema antigo.

O sistema e-consular permitirá maior agilidade na concessão de serviços consulares, o que resultará em atendimento mais rápido e em maior oferta de serviços para agendamento.

 

É obrigatório preencher o formulário eletrônico quando for solicitar um serviço pelo Correio?

Sim. O objetivo é que a documentação seja conferida antes para evitar erros. Assim, você terá a garantia de que o serviço será feito. Em caso contrário, a ausência da documentação necessária resulta na devolução da solicitação. Evite gastar dinheiro com envelopes e selos do correio norte-americano. Cheque antes de enviar sua solicitação pelo correio.

Minha solicitação de serviço foi validada e abriu a agenda para marcação. Porém, não encontra a data desejada e preciso do documento com urgência. Como fazer?

É possível conferir, mais tarde, se novas vagas estão disponíveis. Além disso, alguns serviços, como passaportes, oferecerão a possibilidade de envio da documentação por correio, sem necessidade de agendamento.

Eu estou acessando a agenda para marcação de serviços. Mas por que somente aparece um horário por dia?

O sistema oferece somente o primeiro horário disponível por dia. Por exemplo, se o primeiro horário disponível em um determinado dia for 10:00 da manhã, esse será o único horário em que você poderá agendar. Essa sistemática visa a evitar a formação de espaços na agenda, possibilitando a oferta de mais serviços à comunidade.

Tenho dúvidas sobre a documentação necessária para o serviço solicitado. Para quem posso perguntar?

O Consulado-Geral atende ao público somente por meio do correio eletrônico. Não há atendimento telefônico.

Em caso de dúvidas sobre passaporte, escreva para passaporte.miami@itamaraty.gov.br

Em caso de dúvidas sobre outros serviços consulares, escreva para consular.miami@itamaraty.gov.br

Fonte: Consulado Geral do Brasil em Miami