Comunidade Manchete

Consulado-Geral em Miami passa a atender exclusivamente por agendamento prévio

Cônsul anunciou também a abertura de Consulado Honorário em Orlando

Consulado-Geral do Brasil em Miami
Consulado-Geral do Brasil em Miami

Diplomatas do Consulado-Geral do Brasil em Miami reuniram a imprensa na terça-feira (23) para anunciar duas importantes ações: o agendamento prévio para atendimento e a abertura do Consulado Honorário em Orlando. As iniciativas têm o objetivo de reduzir o tempo de espera dos brasileiros para obter documentos, que, muitas vezes, implicava perder um dia inteiro no saguão do consulado em Coral Gables apenas para conseguir ser atendido.

A fim de diminuir essa demora, proporcionada pelo excesso de demanda de solicitação de documentos e serviços, o embaixador Adalnio Sena Ganem, Cônsul-Geral do Brasil em Miami, e os responsáveis pelo processamento dos documentos decidiram implantar o serviço de atendimento ao público exclusivamente por horário agendado. O Consulado-Geral do Brasil em Miami enfatizou o crescimento constante de solicitações de documentos. Para efeito de comparação, foram divulgados o aumento dos passaportes emitidos ano a ano: 13.700 em 2014; quase 18.00 em 2015; 19.300 em 2016.

O novo sistema de serviço começará a funcionar a partir de 13 de junho e, após esta data, quem não tiver solicitado agendamento prévio não será atendido. O processo de agendamento inicia-se no dia 1º de junho por meio do link disponível no endereço eletrônico e nas redes sociais do Consulado-Geral (http://miami.itamarati.gov.br/pt-br/main.xml e http://www.facebook.com/Consulado-Geral-do-Brasil-em-Miami-206547676032829/). Para adaptar-se às novas mudanças e afinar o sistema de atendimento ao público, o consulado estará fechado nos dias 9 e 12 de junho. Nos dias 9, 10 e 11 de junho também será realizado consulado itinerante em Orlando.

Como fazer o agendamento

Para completar o agendamento, o usuário terá de preencher nome, telefone e endereço de e-mail válido. Os dados devem ser informados corretamente porque a confirmação do agendamento será enviada por e-mail. Vale a pena enfatizar ser o agendamento intransferível e válido apenas para o cidadão indicado no formulário. Não serão processados serviços de pessoas que não estiverem registradas no agendamento e, no documento consular solicitado, deverá constar o mesmo nome informado no agendamento. Somente para passaportes será possível agendar para o titular e membros de sua família. No formulário de agendamento, deverão ser solicitados os nomes de todos os requerentes, grau de parentesco e documentos solicitados.

O cônsul-geral enfatizou que o solicitante deverá comparecer ao consulado com antecedência mínima de 15 minutos antes do horário agendado, pois os atrasos não serão tolerados. Caso não possa comparecer no horário agendado, o requerente poderá remarcar o agendamento com até 24 horas de antecedência e o cancelamento poderá ser feito até duas horas antes do horário marcado.
Consulado Honorário em Orlando

Joel Stewart, advogado de imigração que atua no Consulado-Geral do Brasil em Miami há mais de dez anos, foi designado pelo embaixador Adalnio Sena Ganem para servir como cônsul honorário em Orlando.

Também nesse caso, o atendimento em Orlando será realizado exclusivamente por agendamento, a cada duas semanas. Em cada visita, ele deverá permanecer entre dois e três dias na cidade. Para agendar seus serviços, o requerente deverá acessar o link http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/consulado_honorario.xml. 

O cônsul honorário prestará assistência consular, orientação jurídica e apoio para serviços consulares, tais como procurações e atestados. Entretanto, ele não tem poder para emitir documentos consulares, como passaportes, registros, vistos, documento militar e título de eleitor, bem como não fará recolhimento de documentos para serviços que possam ser feitos pelo correio. Para saber mais sobre estes serviços, recomenda-se aos brasileiros acessar o site http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/. O primeiro atendimento do cônsul honorário será realizado nos dias 27 de junho, do meio-dia às 4 horas da tarde, e nos dias 28 e 29 de junho, entre 9 e 16 horas.

Cônsul-Geral do Brasil em Miami fez anúncios importantes para dinamizar o serviço
Cônsul-Geral do Brasil em Miami fez anúncios importantes para dinamizar o atendimento
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo