Comunidade

Consulado-Geral publica cartilha para tripulantes de cruzeiros marítimos

O Consulado-Geral do Brasil em Miami publicou em sua página eletrônica uma cartilha de orientações gerais para tripulantes de cruzeiros marítimos. O informativo é voltado para pessoas que trabalham nesses navios em serviços diversos e que, muitas vezes, são vítimas de violações trabalhistas por não saberem a quem recorrer em caso de abuso do empregador.

O objetivo é esclarecer as dúvidas a respeito da legislação trabalhista pertinente a esses profissionais, bem como questões relacionadas a seguro-saúde, entre outros temas. Indica, ainda, contatos de entidades de assistência.

A cartilha contém informações que irão orientar os cidadãos brasileiros, que trabalham em cruzeiros internacionais, sobre seus direitos e opções em casos de quebras contratuais, violações de direitos humanos e outras situações de emergência. No documento é possível encontrar diversos telefones úteis para informações, tais como: polícia, bombeiros, organizações trabalhistas que assistem esses tripulantes entre outras informações.

O lançamento da Cartilha coincidirá com o início da alta temporada de cruzeiros marítimos na região. Cabe ressaltar que os três principais conglomerados internacionais do setor têm sede na Flórida. O texto da cartilha pode ser encontrado no site do Consulado: http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo