Comunidade

Consulados ainda buscam 20 brasileiros desaparecidos

Soldados tentam retirar moradores de Nova Orleans

O consulado brasileiro em Houston, que tem a jurisdição do Estado da Lousiana, e o consulado de Miami, responsável pelos Estados do Alabama e Mississippi, ainda não têm informações sobre o paradeiro de 20 brasileiros vítimas do furacão Katrina.

O Itamaraty atualizou o número fornecido pelos consulados. Os trabalhos de localização dos brasileiros começaram na segunda-feira da semana passada. Em Houston, o consulado tinha uma lista inicial com 71 nomes que, nesta quinta-feira, já foi reduzida para 18.

Os nomes dos brasileiros não foram divulgados, nem as cidades em que eles viviam, segundo o Itamaraty, por questões de privacidade. Em Miami, o órgão diplomático ainda procura dois brasileiros, um no Mississippi e outro no Alabama, que ainda não deram notícias. A relação do consulado tinha no começo 22 nomes.

De acordo com o consulado em Houston, os brasileiros incluídos nessas listas podem estar passando por dificuldade de comunicação. Os trabalhos de contato prosseguiam ainda nesta quarta-feira.

Oficialmente, 883 estrangeiros estão desaparecidos em razão das conseqüências do Katrina. Nessa estimativa, a maioria é formada por britânicos e franceses.

No entanto, autoridades norte-americanas avaliam que o contingente mais numeroso é formado por mexicanos. Muitos desses desaparecidos estão nos Estados Unidos ilegalmente.

Nesta quinta-feira, a secretária de Estado norte-americano, Condoleezza Rice pediu ao governo mexicano que enviados não visitassem as áreas afetadas pelo furacão porque os EUA não poderia garantir a segurança dos emissários. Segundo autoridades sanitárias, o risco de contaminação é alto nessas regiões.

Até ontem, 160 franceses, 96 britânicos e 20 espanhóis eram procurados pela embaixada de seus países. Turistas, estudantes, trabalhadores e residentes nos EUA fazem parte da lista.

Sacos de corpos

A cidade de Nova Orleans recebeu 25 mil sacos para embalar os corpos de mortos do furacão Katrina. Os números oficiais apontam 83 mortos em Nova Orleans, 138 no Mississippi e 11 na Flórida.

Mas o prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, afirma que a cifra pode chegar a 10 mil mortos na cidade, e o governador do Mississippi estima que o número pode chegar a 300 em seu Estado.

Nova Orleans ainda tem 60% de sua região coberta por água, já contaminada por bactérias e resíduos tóxicos. Apesar da ordem de saída dada pelo prefeito, muitos moradores ainda resistem a deixar suas casas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo