Antonio Tozzi Esportes

Copa do Brasil tem clássico carioca

Botafogo e Flamengo farão uma das semifinais da Copa do Brasil após a rodada do meio de semana. Porém, os dois se classificaram de maneira diferente. Enquanto o time da Estrela Solitária se impôs diante do Atlético-MG, o Rubro-Negro sofreu bastante. Como havia vencido o Santos por 2 a 0 no Rio de Janeiro, abriu boa vantage que foi ampliada após o gol de Berrio que colocou o time carioca em vantagem.

A história completa deste clássico brasileiro foi emocionante. Em jogo dramático, o Santos venceu o Flamengo de virada por 4 a 2 – gols de Bruno Henrique, Copete (dois) e Victor Ferraz para os santistas e Berrío, que dedicou a Ederson, afastado do futebol com tumor no testículo, e Guerrero para o Rubro-Negro -, mas não tirou a vantagem dos 2 a 0 do primeiro jogo das quartas de final. O resultado levou o Flamengo às semifinais contra o Botafogo – marcadas para os dias 16 e 23 de agosto.

Apesar da classificação, o desempenho do sistgema defensivo do Flamengo foi bastante criticado, sobretudo Rafael Vaz e Muralha – jogadores que devem perder suas posições para Rodolpho e Diego Alves respectivamente. Entretanto, os novos contratados não pdoem atuar na Copa do Brasil porque as inscrições já foram encerradas para esta competição. Agora, cabe ao técnico Zé Ricardo encontrar uma equipe que seja competitiva para derrotar o rival estadual.

Botafogo elimina Galo com tranquilidade

A maneira como o Botafogo derrotou o Atlético-MG surpreendeu os analistas. Embora esteja fazendo uma campanha abaixo das expectativas, não se pode desconsiderar que o Galo possui bons jogadores e havia construído a vantagem de 1 a 0 em Belo Horizonte. Ou seja, um simples emnpate classificaria o Alvinegro das Alterosas. Entretanto, o que se viu no Estádio Nilton Santos foi um Atlético-MG apático e completamente dominado pelo adversário que fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Carli e Roger. Na etapa final, Gilson definiu o placar de 3 a 0 após um contra-ataque bem arquitetado pela equipe carioca. Sem dúvida, o jovem treinador Jair Ventura transformou o Botafogo em um time com equilíbrio e bom senso de conjunto. Já do lado atleticano, Rogério Micale – que substituiu Roger Machado – terá muito trabalho para recuperar a auto-estima de sua equipe, que agora disputa apenas o Campeonato Brasileiro, onde faz uma campanha bem discrete até agora, e a Copa Libertadores da América, onde terá de reverter o resultado negativo de 1 a 0 em favor do Jorge Wilstermann da Bolívia.

Cruzeiro consegue objetivo

Não houve vencedor nos dois jogos das quarta de final da Copa Libertadres da América, no entanto, o Cruzeiro se classificou por causa do critério de gols fora de casa. Como havia empatado com o Palmeiras em 3 a 3 no Allianz Parque em São Paulo, o empate em 1 a 1 no Mineirão garantiu a equipe estrelada na outra semifinal, possivelmente contra o Grêmio, que jogou na quinta-feira (27) contra o Atlético-PR e tinha a vantagem de 4 a 0 sobre o adversário em partida realizada em Porto Alegre. As equipes atuaram com extrema cautela no primeiro tempo e o resultado disto foi 0 a 0, com pouco trabalho dos goleiros Fabio e Jailson. No intervalo, Cuca trocou Guerra por Keno e a substituição deu resultado, porque o atacante foi o autor do gol de abertura de contagem no Mineirão. Como a derrota eliminaria a Raposa da competição, Mano Menezes mandou o time partir para cima do Verdão. Na base do sufoco e do chuveirinho, o lateral Diogo Barbosa marcou o gol de empate – e da classificação. O resultado dá certo alívio ao treinador e ao elenco que faz um Campeonato Brasileiro discrete e aposta suas fichas na conquista da Copa do Brasil. Já o Palmeiras – a exemplo do Galo -, tem de apostar suas fichas na Copa Libertadores da América. Embora esteja em 5º lugar no Brasileirão, a diferença para o líder Corinthians torna-se quase inalcançável. E todos – dirigentes, jogadores, comissão técnica e torcida – nunca esconderam que a Libertadores é o grande objetivo do Verdão nesta temporada. Para isto, porém, é preciso derrotar o Barcelona de Guayaquil em São Paulo por mais de um gol de diferença. Aí, deverá encarar o Santos que está na mesma situação. Bem colocado no Brasileirão, mas de olho na Libertadores – com a vantagem de ter vencido o Furacão fora de casa por 3 a 2 e joga por apenas um empate na Vila Belmiro.

Corinthians elimina Patriotas da Colômbia

O líder do Brasileirão não teve maiores problemas para derrotar a fraca equipe do Patriotas da Colômbia. No jogo de ida, houve empate em 1 a 1. Ironicamente, quase que o time colombiano tirou a invencibilidade corintiana. No entanto, um gol de Balbuena no último minute salvou o Timão da derrota. E o mesmo Balbuena abriu o placar no Itaquerão, ainda no primeiro tempo. O segundo gol foi anotado pelo jovem atacante Pedrinho, que concluiu com categoria um ótimo contra-ataque do Alvinegro paulista. A vitória estabeleceu um novo recorde, com 31 jogos sem derrota para o Corinthians.

Fluminense também se garantiu nas oitavas de final

O Tricolor carioca venceu o Universidad de Quito no Equador por 2 a 1 – gols de Henrique Dourado e Marlon Freitas e John Cienfuentes – e passou para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. O jogo foi tranquilo para o Fluminense que já havia derrotado o adversário por 4 a 0 no Rio de Janeiro. Nem mesmo a altitude da capital equatoriana interferiu, dada a diferença de categoria entre as duas equipes.

Ponte Preta também está lá

A Ponte Preta é outra equipe brasileira classificada para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. O time campineiro bateu o Sol de América do Paraguai por 3 a 1, com dois gols de Lucca e um de Jadson e de Javier Toledo para o time paraguaio. Antes, a Ponte havia vencido por 1 a 0 em Campinas, com gol de Emerson Sheik.

Chapecoense classifica-se dramaticamente

O Verdão do Oeste obteve uma classificação dramática. Após ter perdido por 1 a 0 para o Defensa y Justicia na Argentina, a Chapecoense devolve o placar na terça-feira (25) com um gol de Tulio de Melo. A igualdade levou a decisão para os pênaltis, quando brilhou a estrela do goleiro Jandrei que defendeu dois pênaltis e garantiu a Chape nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Além destas equipes, o Flamengo também está praticamente garantido na próxima fase, porque derroutou o Palestino do Chile fora de casa por 5 a 2 e deve apenas cumprir tabela para carimbar sua passagem para as oitavas de final.

Neymar, a estrela

O verão vem sendo de Neymar. Apesar da majestade de Messi, o atacante brasileiro é quem está em evidência. Os fãs podem assisti-lo ao vivo no clássico com o Real Madrid neste sábado (29) em Miami. esta é a segunda vez que o clássico espanhol é disputado fora do território espanhol. Para promover ainda mais o espetáculo, a Nike vai lançar uma chuteira especial de Neymar, com as cores do Brasil. Além disto, continua a polêmica sobre sua permanência no Barcelona ou sua transferência para o PSG da França, que se dispõe a pagar um caminhão de dinheiro para levar aquele que muitos apontam como o provável melhor jogador do mundo no futuro. Além disto, após a separação de Bruna Marquezine, está havendo uma aproximação dele com a cantora americana Demi Lovato, que pode vir a ser o novo amor do craque brasileiro. Está com tudo o garoto!

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo