Antonio Tozzi Esportes

Copa Libertadores será disputada o ano inteiro

A intenção da Conmebol (Confederação de Futebol da América do Sul), entidade que organiza a Copa Libertadores da América, é transformar a competição continental em uma similar à Copa dos Clubes Campeões da Europa, a Champions League, considerada a mais bem sucedida competição interclubes do mundo. Essa é a mais importante alteração no calendário do futebol sul-americano anunciado esta semana na sede da entidade em Assunção, capital do Paraguai. Principal competição do continente, a Libertadores terá uma duração quase anual já a partir de 2017, indo de fevereiro a novembro. Assim, o campeão já disputará o Mundial de Clubes no mês seguinte, em dezembro – o que aumentará as chances de vitória dos clubes sul-americanos em relação aos europeus.

Além disso, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, deu a entender que a final do torneio pode ser disputada em jogo único e campo neutro. “Analisando estatística de finais da Libertadores, time local no segundo jogou ganhou 7 de 10. Justiça esportiva exige final única em campo neutro”, afirmou o mandatário. O novo formato já vale para o próximo ano, e a decisão sobre como será definido o estádio que receberá a partida deve acontecer no próximo domingo, em reunião do conselho da Conmebol em Bogotá, Colômbia. A decisão foi tomada para “harmonizar os calendários de competições com os torneios locais de cada país”, explicou a entidade em comunicado. “Queremos potencializar a qualidade do futebol sul-americano e impulsionar seu desempenho esportivo, isso por meio de uma estratégia integral que permita gerar e reinvestir mais dinheiro em seu desenvolvimento e promova a sustentabilidade dos clubes e das associações”, continuou.

Assim, a Libertadores passa a ser disputada em 42 semanas, contra as 27, por exemplo, deste ano. A Copa Sul-Americana começa em junho e irá até dezembro. O número de participantes também aumentará, dos atuais 38 clubes para 42. Quantos times representarão cada país será definido dentro de três semanas em uma reunião do Conselho da Conmebol, ex-comitê executivo, diz o jornal paraguaio ABC Color. O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, postou foto da reunião no qual estavam presentes o mandatário do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, e Reinaldo Carneiro Bastos, homem-forte da federação paulista (FPF).

Outra novidade é que a partir do próximo ano os dez clubes da Libertadores que não avançarem para as oitavas de final terão a oportunidade de competir na Sul-Americana. E os campeões de cada torneio avançarão automaticamente à fase de grupos da principal competição continental no ano seguinte. Na semana passada, a Conmebol já havia revelado que os clubes mexicanos poderão disputar uma hipotética final da Libertadores em casa – imposição que existia desde quando os norte-americanos foram convidados. “Por muito tempo os clubes tiveram que eleger entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições. A reforma permitirá melhorar o desempenho esportivo nos torneios nacionais, proteger os jogadores e além disso potencializar a qualidade de jogo nas copas continentais”, afirmou Domínguez. As mudanças dos torneios de clubes da Conmebol surgem de uma análise técnica e rigorosa das necessidades e características da América do Sul”, continuou. Também há a expectativa para o aumento do dinheiro a ser distribuído entre os clubes participantes, antiga reivindicação dos brasileiros.

Mandantes vencem seus jogos na Copa do Brasil

Por falar em Copa Libertadores da América, na quarta-feira (28), houve os primeiros jogos das quartas de final da Copa do Brasil. E os mandantes venceram suas partidas com vantagem mínima. Agora, as mesmas equipes voltam a se enfrentar no dia 19 de outubro nas casas dos adversários. Nos primeiros jogos da noite, vitórias de Santos e Atlético-MG. O Santos derrotou o Internacional por 2 a 1, na Vila Belmiro. Depois de um primeiro tempo empatados em 0 a 0, o clube paulista voltou com tudo e abriu 2 a 0 sobre o rival, com gols de Copete e Rodrigão. No entanto, um lindo gol de letra do venezuelano Seijas definiu o placar. Apesar da derrota, o Colorado tem boas chances de se classificar para as semifinais do torneio. Para isso, basta vencer o Peixe por 1 a 0. Mesmo com as duas partidas igualadas no saldo de gols, o clube gaúcho passaria para a próxima fase por causa do gol anotado fora de casa. O que se questiona é se vale a pena o Inter se desgastar em uma competição de alto nível enquanto luta para evitar o rebaixamento no Brasileirão 2016. Já o Santos está bem nas duas competições.

Galo vence, mas não convence

O Atlético-MG fez o que se esperava dele. Derrotou o Juventude, do Rio Grande do Sul, equipe que disputa a Série C. Entretanto, mais uma vez a equipe dirigida por Marcelo Oliveira não apresentou um bom futebol e saiu com a vitória graças à uma de suas individualidades. Desta vez foi o centroavante Lucas Pratto que brilhou. Ele mesmo iniciou a jogada do gol que garantiu a vitória de 1 a 0 no Estádio Independência ao tocar na direita para Carlos Cesar e receber de volta em condições de finalizar com um petardo de direito indefensável para o goleiro Elias, do Juventude. Apesar do placar magro, o Galo tem como trunfo não ter levado em gol dentro de casa. Assim, basta anotar um gol em Caxias do Sul para praticamente garantir sua passagem para uma das semifinais da Copa do Brasil onde enfrentará Santos ou Internacional.

Grêmio mostra força ao derrotar o Palmeiras

O Grêmio de Porto Alegre parecia o mesmo time aguerrido e bem montado do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Tricolor dos Pampas marcou com eficiência o ataque leve do Verdão, soube anular as jogadas do adversário e terminou o primeiro tempo com 2 a 0 – um belo gol de Ramiro, batendo de primeira um sem pulo indefensável para Jailson, e outro de Pedro Rocha aproveitando o rebote da bola no travessão após um cabeceio do zagueiro Geromel. Na segunda etapa, porém, o técnico palmeirense Cuca trocou o volante Gabriel pelo atacante Leandro Pereira na tentativa de fazer pelo menos um gol. A tática deu certo. O próprio Leandro se desvencilhou do zagueiro argentino Kanemann e tocou para Gabriel Jesus, que venceu Geromel na corrida, driblou o goleiro Marcelo Grohe e foi derrubado dentro da área. Pênalti indiscutível que o lateral esquerdo Zé Roberto converteu ao cobrar a penalidade máxima com categoria. Este lance lembrou muito a própria jogada de Gabriel Jesus em sua partida como centroavante da Seleção Brasileira na vitória sobre o Equador. Apesar da boa atuação do Grêmio sobre o atual líder do Brasileirão 2016, elogiada pelo técnico Renato Gaúcho, a vantagem é pequena, pois basta ao Palmeiras vencer por 1 a 0 na Allianz Parque para se classificar.

Corinthians bate Cruzeiro mas tudo segue indefinido

A exemplo do que ocorreu nas partidas do Santos e do Grêmio, o Alvinegro paulistano abriu 2 a 0 sobre o Cruzeiro de Belo Horizonte no Itaquerão – com gols de Leo (contra) e Romero. Porém, quando todos esperavam a manutenção da vantagem, o gol do meia Robinho para a Raposa esfriou os ânimos dos jogadores e torcedores do clube de São Paulo. A exemplo de Inter e Palmeiras, o Cruzeiro precisa apenas vencer o Timão por 1 a 0 no Mineirão para se classificar às semifinais do torneio. Claro que o Corinthians, assim como Santos e Grêmio, tem a vantagem de jogar pelo empate. Vale lembrar que conquistar a Copa do Brasil é mais importante para Santos, Corinthians e Grêmio. As três equipes disputam vaga para o torneio continental pelo Brasileirão, no entanto, a conquista do título dará direito a uma vaga direta na Libertadores da América. Já o Juventude está concentrado em subir para a Série B, enquanto Internacional e Cruzeiro têm como prioridade escapar do rebaixamento para a Série B. Por fim, Palmeiras e Atlético-MG praticamente já estão classificados para a Copa Libertadores da América 2017 e estão brigando pelo título do Brasileirão 2017.

Flamengo dá vexame em Cariacica

Cariacica no Espírito Santo virou a casa do Flamengo enquanto o Maracanã está interditado. A torcida rubro-negra que apenas comemorava vitórias naquele estádio saiu frustrada após a derrota por 2 a 1 para o modesto Palestino do Chile – gols de Cereceda e Leonardo Valencia e de Alan Patrick cobrando pênalti para os cariocas. Após ter conseguido uma boa vitória em Santiago por 1 a 0 (gol de Emerson Sheik), o técnico flamenguista Zé Ricardo mesclou titulares com reservas para não desgastar o elenco que tem um jogo difícil no sábado contra o São Paulo no Morumbi. Porém, esqueceu de combinar com os chilenos, que entraram a 120 kmn/h enquanto os jogadores do Flamengo atuavam em câmera lenta. Resultado: 2 a 0 para o Palestino no primeiro tempo. Depois de algumas alterações promovidas por Zé Ricardo, o Rubro-Negro partiu para cima, mas não conseguiu sequer o empate que lhe garantiria a classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana de Futebol, torneio que garante ao vencedor uma vaga na Copa Libertadores da América. A situação só não é pior para o Flamengo porque agora o elenco pode concentrar-se inteiramente na luta pelo título ao lado de Palmeiras e Atlético-MG. além disto, a exemplo destes clubes, praticamente já tem presença garantida na principal competição de clubes da América do Sul.

Santa Cruz faz bonito mas fica no quase

O Santa Cruz de Recife, que vem fazendo uma campanha decepcionante no Campeonato Brasileiro, quase conseguiu uma proeza. Depois de ter sido derrotado por 2 a 0 pelo Independiente em Medellín, o vice lanterna do Brasileirão fez 3 a 0 no Estádio do Arruda com hat trick de Grafitte. Quando tudo parecia que o milagre ia se confirmar, o gol de Ibarguen acabou com as esperanças dos jogadores e torcedores da Cobra Coral. As duas equipes fizeram três gols e sofreram três, porém, o gol fora de casa marcado pelo colombiano garantiu a classificação da equipe de Medellín as quartas de final da Sul-Americana. Para piorar a situação do “Santinha”, ele terá dois difíceis compromissos pelo Brasileirão 2016. Na segunda-feira, recebe o Palmeiras, líder da competição, em Recife, e depois viaja para enfrentar o Flamengo, vice-líder. Duas derrotas nestas duas partidas podem decretar o rebaixamento do Santa Cruz e decepcionar sua fanática torcida.

Alviverdes do Sul mantêm brasileiros na “Sula”

A Chapecoense mostrou ser uma equipe determinada. Após ter subido para a Série A, tem feito boas campanhas e não tem passado sufoco. Agora, mais um feito. A equipe do oeste de Santa Catarina conseguiu classificar-se para as quartas de final da Copa Sul Americana após eliminar o lendário Independiente de Avellaneda nos pênaltis no Estádio Índio Condá. Depois de dois empates em 0 a 0, a decisão foi para as penalidades máximas e aí brilhou a estrela do goleiro da Chapecoense que pegou quatro pênaltis e saiu aclamado pelos torcedores como “São Danilo”. Ironicamente, o próximo adversário da Chape será o Junior Barranquilla que se classificou da mesma forma que o time brasileiro, após dois empates em 0 a 0 com o Montevideo Wanderes do Uruguai e na decisão por pênaltis.

Coritiba surpreende Belgrano na Argentina

Realmente, o Coritiba é outra equipe nas mãos do técnico Paulo Cesar Carpeggiani. O Coxa decepcionou sua torcida ao ser derrotado no Estádio Couto Pereira pelo Belgrano da Argentina por 2 a 1. Entretanto, para surpresa geral, o clube paranaense devolve o placar no jogo de volta disputado no Estádio Mario Kempes, em Córdoba. Nem mesmo o lindo gol de bicicleta anotado por Bieler desanimou os jogadores do Coritiba, que viraram o jogo com gos de Iago Dias e Nery Bareiro. Com os dois reultados iguais, a decisão foi para os pênaltis e, a exemplo de Danilo da Chape, o goleiro do Verdão do Alto da Glória defendeu duas cobranças e ainda converteu a sua para carimbar a classificação para as quartas de final da Copa Sul Americana e enfrentará o Atlético Nacional de Medellín, o atual campeão da Copa Libertadores da América, mas, pelo jeito, quem apostar contra o Coritiba pode perder dinheiro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo