Estados Unidos Geral Manchete

Costa americana no Golfo do México pode receber dois furacões nesta semana

Marco deve chegar à região entre o Texas e Louisiana na segunda-feira, e Laura na quarta-feira

No final da tarde de domingo, Marco ganhava força no Golfo e Laura castigava o Haiti (Reprodução/National Hurricane Center)

Duas tempestades avançam neste momento em direção à costa americana do Golfo. O furacão de categoria 1 Marco já está sobre as águas do Golfo, e o boletim das 5 p.m. do National Hurricane Center (NHC) indicava uma trajetória que tem os estados do Texas e da Louisiana na alça de mira. Marco deve chegar à costa na segunda-feira (24) à tarde.

Enquanto isso, a tempestade tropical Laura, segundo o mesmo boletim, vai chegar à costa americana na tarde de quarta-feira (26), na condição de furacão categoria 1. Na tarde de domingo, Laura castigava o Haiti, movendo-se para oeste na direção do Golfo.

As Florida Keys permanecem sob alerta de tempestade tropical, já que chuva forte e ventos podem ocorrer mesmo sem um impacto direto. Autoridades declararam emergência local na sexta-feira (21) e emitiram um mandato de evacuação para todos que moram em barcos, mobile homes ou estiverem em acampamentos.

É a primeira vez que dois furacões aparecem ao mesmo tempo no Golfo do México, de acordo com registros históricos que datam desde 1900. A última vez que duas tempestades tropicais estiveram ao mesmo tempo no Golfo foi em 1959.

O NHC (Centro Nacional de Furacões) descartou, entretanto, qualquer interação entre os dois sistemas. Marco e Laura devem trazer cada um de 3 a 6 polegadas de chuva para as áreas atingidas.

“Ainda é cedo para dizer exatamente onde, quando e como essas duas tempestades vão afetar a Louisiana, mas agora é a hora da preparação”, disse em nota o governador da Louisiana, John Edwards.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo