Negócios

Cresce a procura por financiamento de imóveis com juros variáveis

Nacionalmente, a parcela de pedidos com este tipo de financiamento atingiu seu nível mais alto desde 2007

Os financiamentos com taxas variáveis, conhecidas como ARMs, têm aumentado bastante entre os compradores de imóveis, ansiosos para evitar o aumento das taxas de juros em meio a um mercado imobiliário super aquecido. Por isto, estão recorrendo a esses empréstimos para obter uma taxa mais barata.

“As pessoas estão procurando maneiras de reduzir seus custos e os pagamentos de financiamentos imobiliários, e os financiamentos com taxas variáveis possibilitam a redução de pagamento mensal ”, disse J.C. de Ona, presidente da Divisão Sudeste do Centennial Bank.

Mesmo assim, há riscos envolvidos. Um dos maiores riscos para este tipo de hipoteca é o pagamento mensal do proprietário mudar com frequência, dependendo de vários fatores. Há possibilidade de ser mais baixa, se as taxas estiverem em queda em certo momento, mas há também a chance de ser mais alta se as taxas estiverem subindo.

“Caso a taxa estiver em alta, o aumento do pagamento se torna uma preocupação”, observou Diane Mastay, diretora de financiamento imobiliário do Tropical Credit Union. “Mas quando há cinco anos de pagamentos baixos, muitas coisas podem mudar. Algumas pessoas refinanciam. Outras vendem suas propriedades.”

Nacionalmente, a parcela de pedidos de hipoteca para ARMs atingiu seu nível mais alto desde 2007. Uma análise da Zillow mostra que 12.6% de pedidos de financiamentos foram para os ARMs em junho, e 12.2% de pedidos de financiamentos foram para os ARMs em julho. E os emprestadores locais estão percebendo um aumento por esta opção entre os compradores.

O Tropical Financial Credit Union em Miramar contabilizou de 25% a 30% de aumento em comparação com a norma entre os compradores que desejam usar ARMs para obter uma casa.

A Divisão Sudeste do Centennial Bank constatou entre 10% e 20% de aumento nos últimos meses. A Hamilton Home Loans, com divisões em toda Flórida, recentemente tem visto de 25% a 30% de incremento em suas unidades.

O que é financiamento de taxas variável?

Uma hipoteca de taxa variável tem uma taxa de juros fixa por um determinado período de tempo, normalmente por um ano, três anos, cinco anos, sete anos ou 10 anos, antes da taxa de juros começar a mudar.

Após o término do período inicial, as taxas de juros mudam baseadas no índice (geralmente decidida pela Taxa de Financiamento Overnight Segurada) mais a margem, cuja taxa de juros fixa permanece a mesma durante o período de empréstimo. Algumas ARMs ajustam a taxa de juros a cada ano, embora algumas sejam ajustadas a cada seis meses.

A taxa de hipoteca inicial para uma ARM é quase sempre mais baixa do que o financiamento fixo. Atualmente, na média, a taxa de ARM é de 5/1, cerca de 4.6%, enquanto a taxa de financiamento imobiliário fixa é de pouco menos do que 6%, tornando os pagamentos mensais iniciais para um comprador de casa mais acessíveis.

Comparativo entre taxa de juros fixa e ARMS (Imagem: mortgagecalculator.org)
Comparativo entre taxa de juros fixa e ARMS (Imagem: mortgagecalculator.org)
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo