Os Estados Unidos chegaram a cerca de 342 milhões de habitantes em 2025, segundo dados divulgados na quarta-feira (27) pelo Census Bureau. O país passou a crescer em ritmo bem mais lento: a taxa anual ficou em 0,5%, quase metade da registrada no ano anterior.
Em 2024, o crescimento da população se aproximou de 1%, o maior em duas décadas, impulsionado principalmente pela chegada de imigrante, ou seja, o número de pessoas que entraram no país superou as saídas em 2,8 milhões.
Em 2025, esse saldo caiu para cerca de 1,3 milhão. Se a tendência atual continuar, o Census projeta que esse número pode despencar para cerca de 321 mil pessoas até meados de 2026.
Reportagens e analistas associam a desaceleração às políticas mais rígidas de imigração adotadas pelo novo governo, embora o Census não atribua oficialmente a queda a um único fator.
A mudança tem efeitos diretos sobre a economia dos EUA, já que a imigração vinha sendo o principal motor do crescimento da população em idade de trabalhar, influenciando o mercado de trabalho, a arrecadação e as projeções de longo prazo do país.
