Mundo

Cubanos do “Mais Médicos” vão para os EUA e avisam por mensagem de texto

Cinco médicos cubanos do programa ‘Mais Médicos’ que atuavam em postos de saúde de Guarujá, no litoral de São Paulo, deixaram a cidade na última semana. Na quinta-feira (11) eles avisaram as enfermeiras responsáveis pelas unidades, por meio do WhatsApp `aplicativo de mensagens`, que não estavam mais no país e agradeceram o acolhimento. A prefeitura notificou o desligamento dos profissionais ao Ministério da Saúde na última segunda-feira (15).

Antes de saber do envio das mensagens, porém, a Secretaria de Saúde da cidade havia apurado com vizinhos e amigos, que os profissionais tinham partido para os Estados Unidos. O nome deles não foi revelado.

“É importante deixar claro que eles não estavam ‘presos’ na cidade e têm o direito de ir e vir. O programa prevê três anos de contrato e no Carnaval eles sumiram. Nós já tínhamos procurado nos endereços que temos registrados e soubemos por vizinhos e conhecidos que eles foram para Miami (EUA). Depois nos comunicaram dos recados deixados para as enfermeiras”, revelou o secretário de Saúde de Guarujá, Marco Antônio Chagas Conceição.

Os cinco profissionais que deixaram a cidade trabalhavam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Alice (3), Santa Rosa (1) e um deles, que era da Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Jd. Las Palmas, mas atuava no Jardim dos Pássaros.

Vale lembrar que nos Estados Unidos os cubanos, assim que pisam em solo americano, têm todos os direitos garantidos, ou seja, são legalizados em poucos dias.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo