Comunidade Manchete

Curso online gratuito auxilia na certificação de professores de português na Flórida

Iniciativa visa apresentar aos brasileiros uma nova possibilidade de carreira profissional nos Estados Unidos, bem como ampliar o número de docentes

O lançamento do programa foi na quinta-feira (17) no Consulado do Brasil em Miami (Da esquerda para a direita: Sandra Arcanjo; Floriana Martinez; Ivian Destro Boruchowsk; Anete Lobo e José Renato Ruy Ferreira/ Foto: Raquel Aranha)
O lançamento do programa foi na quinta-feira (17) no Consulado do Brasil em Miami (Da esquerda para a direita: Sandra Arcanjo; Floriana Martinez; Ivian Destro Boruchowsk; Anete Lobo e José Renato Ruy Ferreira/ Foto: Raquel Aranha)

Todo profissional com diploma superior no Brasil pode se inscrever para lecionar língua portuguesa em escolas da Flórida, no entanto, muitos desconhecem essa oportunidade de recolocação profissional. Com o intuito de auxiliar no processo de certificação de novos professores, o Centro Cultural Brasil-USA da Flórida (CCBU) em parceria com o Consulado Geral do Brasil em Miami e a American Association of Teachers of Portuguese (AOTP) desenvolveram um curso online gratuito, que está disponível no https://www.centroculturalbrasilusa.org/courses.

“O nosso objetivo é inspirar profissionais a ser tornarem professores de português na Flórida, facilitando o processo de certificação não só mostrando passo a passo de cada etapa, mas também apoiando esse novo profissional através de nosso network com professores de português, escolas e pais de alunos”, ressaltou Floriana Martinez, presidente do CCBU.

O curso “Programa para se tornar professor de português na Flórida” conta com três aulas, nas quais a professora Ivian Destro Boruchowski, pós-doutorada em língua de herança, explica em detalhes o processo de certificação, bem como sobre estratégias pedagógicas e tipos de programas existentes.

O lançamento da iniciativa foi na quinta-feira (17) no Consulado do Brasil e contou com a presença de mais de 50 pessoas, entre professores, representantes de instituições de ensino e convidados. Durante o evento, o Cônsul-Geral do Brasil em Miami, André Odenbreit Carvalho, falou sobre a importância de fortalecer o apoio ao ensino do português. “Mais e mais dominar o português vai ser uma vantagem competitiva dentro do mercado de emprego da Flórida, mas ele também é importante para a família, cuja união depende do português. A mãe e o pai vão conseguir se comunicar com o filho em inglês, mas os avós não vão conseguir. Com isso você perde vínculo familiar e com o Brasil. Então esse é um interesse da pessoa, da família e da nação”, disse Odenbreit.

O Secretário José Renato Ruy Ferreira, que coordenou a criação do programa junto ao CCBU, ressaltou que a iniciativa visa solucionar a problemática da falta de professores, um dos gargalos para a criação de novos cursos de ensino de português nas escolas de Miami e Broward.

Anete Lobo, representante da AOTP, destacou que a parceria como CCBU e o consolidado representa um avanço significativo ao apoio aos professores de português em contextos locais e multilíngues. Durante sua apresentação ela ainda informou que o site da associação (www.aotpsite.net) disponibiliza informações sobre como registrar o diploma e o atuar como professor nos estados Utah, Massachussets e Flórida, bem como um levantamento de programas de ensino do idioma em mais de 100 escolas, universidades e bibliotecas comunitárias dos Estados Unidos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version