Todo profissional com diploma superior no Brasil pode se inscrever para lecionar língua portuguesa em escolas da Flórida, no entanto, muitos desconhecem essa oportunidade de recolocação profissional. Com o intuito de auxiliar no processo de certificação de novos professores, o Centro Cultural Brasil-USA da Flórida (CCBU) em parceria com o Consulado Geral do Brasil em Miami e a American Association of Teachers of Portuguese (AOTP) desenvolveram um curso online gratuito, que está disponível no https://www.centroculturalbrasilusa.org/courses.
“O nosso objetivo é inspirar profissionais a ser tornarem professores de português na Flórida, facilitando o processo de certificação não só mostrando passo a passo de cada etapa, mas também apoiando esse novo profissional através de nosso network com professores de português, escolas e pais de alunos”, ressaltou Floriana Martinez, presidente do CCBU.
O curso “Programa para se tornar professor de português na Flórida” conta com três aulas, nas quais a professora Ivian Destro Boruchowski, pós-doutorada em língua de herança, explica em detalhes o processo de certificação, bem como sobre estratégias pedagógicas e tipos de programas existentes.
O lançamento da iniciativa foi na quinta-feira (17) no Consulado do Brasil e contou com a presença de mais de 50 pessoas, entre professores, representantes de instituições de ensino e convidados. Durante o evento, o Cônsul-Geral do Brasil em Miami, André Odenbreit Carvalho, falou sobre a importância de fortalecer o apoio ao ensino do português. “Mais e mais dominar o português vai ser uma vantagem competitiva dentro do mercado de emprego da Flórida, mas ele também é importante para a família, cuja união depende do português. A mãe e o pai vão conseguir se comunicar com o filho em inglês, mas os avós não vão conseguir. Com isso você perde vínculo familiar e com o Brasil. Então esse é um interesse da pessoa, da família e da nação”, disse Odenbreit.
O Secretário José Renato Ruy Ferreira, que coordenou a criação do programa junto ao CCBU, ressaltou que a iniciativa visa solucionar a problemática da falta de professores, um dos gargalos para a criação de novos cursos de ensino de português nas escolas de Miami e Broward.
Anete Lobo, representante da AOTP, destacou que a parceria como CCBU e o consolidado representa um avanço significativo ao apoio aos professores de português em contextos locais e multilíngues. Durante sua apresentação ela ainda informou que o site da associação (www.aotpsite.net) disponibiliza informações sobre como registrar o diploma e o atuar como professor nos estados Utah, Massachussets e Flórida, bem como um levantamento de programas de ensino do idioma em mais de 100 escolas, universidades e bibliotecas comunitárias dos Estados Unidos.