Brasileiros que se preparam para viajar aos Estados Unidos pagarão mais caro pelo visto a partir de 1º de outubro, quando entra em vigor a cobrança de uma taxa adicional de $ 250 (cerca de R$ 1.390 na cotação atual) para todas as categorias de vistos de não-imigrante: turistas, estudantes, trabalhadores temporários e intercambistas. Estarão isentos apenas os vistos diplomáticos e oficiais (categorias A e G). O valor será cobrado apenas após a aprovação do visto.
Com a nova taxa, chamada de Visa Integrity Fee, o custo total para emissão do visto de turismo pode ultrapassar $ 459, ou cerca de R$ 2.552,00 – um aumento de mais de 130%. O valor considera a taxa consular atual de $ 185, o novo adicional de $ 250 e o formulário de entrada I-94, que custa $ 24.
Segundo o governo americano, a medida visa reforçar a integridade do sistema migratório e o valor cobrado dos visitantes poderá ser reembolsado em alguns casos: se não utilizarem o visto ou deixarem o país até cinco dias após o término da estadia autorizada. Aqueles que solicitarem a mudança ou extensão do status dentro do período de validade também poderão solicitar o reembolso.