Histórico Local

Danny enfraquece e agora é tempestade tropical

Centro Nacional de Furacões tem boas e más notícias para o sul da Flórida

Um boletim do National Hurricane Center (Centro Nacional para Furacões) divulgado às 11 a.m. deste domingo trouxe boas e más notícias.

A boa é que o furacão Danny, que chegou a alcançar a categoria 3 na quinta-feira, perdeu força e foi rebaixado para tempestade tropical.

A má notícia é que o sistema remanescente da tempestade pode alcançar o sul da Flórida no final da semana que vem, trazendo mau tempo para a região. E sua intensidade ainda não pode ser avaliada com precisão.

A previsão dos meteorologistas é de que a tempestade continue perdendo força pelo menos durante os próximos dois dias, mas isso pode mudar.

“Na quinta-feira, a previsão é de que não passe de uma depressão tropical”, disse o meteorologista Dan Gregoria, em nota à imprensa.

A trajetória prevista para os próximos cinco dias mostra que Danny pode atingir qualquer área entre Cuba e as Bahamas na tarde da próxima quinta (3). Se a tempestade se sustentar, o sul da Flórida entra no cone de probabilidade de ser afetada por ela nos cinco dias seguintes.

Isso pode levar às autoridades a adotarem certas medidas de prevenção contra tempestades, o que não acontece há anos. Nove temporadas se passaram desde a passagem do último furacão pela Flórida. Espera-se que Danny tenha esgotado a maior parte de sua potência na próxima quinta, mas os meteorologistas alertam que instensidade é ainda um fator bastante difícil de se prever, e por vezes surpreendente.

Steven Ippoliti, do NHC em Miami, disse que apesar da tempestade não representar uma ameaça imediata ao sul da Flórida, Danny deve ser levado a sério.

“Encorajamos sempre as pessoas a se prepararem durante a temporada. Às vezes é dificil encontrar suprimentos necessários de última hora”, disse o meteorologista. “As pessoas veem a trajetória nos gráficos online e acham que não serão afetadas, mas é para isso que existe o cone de probabilidades, para indicar uma incerteza.”

Na manhã de domingo, a tempestade estava 275 milhas a oeste de Guadalupe, movendo-se na direção noroeste a 15 milhas por hora.

Embora a tempestada esteja enfraquecida, sua velocidade de deslocamento aumentou ligeiramente no sábado. Danny deve atingir as Ilhas Leeward na noite de domingo e Porto Rico na virada de segunda para terça-feira.

O sistema continua monitorado de perto. Danny é uma tempestade com área pequena, compacta, o que torna a previsão mais difícil. Tempestades menores intensificam-se e enfraquecem mais rapidamente, muitas vezes mais rapidamente do que os modelos de probabilidade conseguem calcular.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo