Notícias

Décimo quinto voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Minas Gerais

Segundo a BH Airport, que administra o aeroporto de Confins, 80 brasileiros estavam no voo

Aeroporto de Confins (Foto: André Ruas/Wikimedia Commons)

O 15° voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde de sexta-feira (15).

Segundo a administração do aeroporto, 80 brasileiros estavam no voo. O último avião com deportados pousou em Confins no dia 24 de abril. No total, mais de mil brasileiros que atravessaram a fronteira do México com os EUA e se entregaram ou foram presos pelas autoridades imigratórias foram mandados de volta.

Em outubro de 2019, a chegada do primeiro voo com deportados ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte marcou a retomada de uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006, quando o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o desembarque foi monitorado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Logo após a aterrissagem, foi verificado se há algum passageiro com sintomas da COVID-19. Segundo a concessionária que administra o aeroporto, até o momento, não houve nenhum passageiro sintomático em voos com deportados.

Também devido ao coronavírus, os voos internacionais diretos estão suspensos em Confins, a exceção dos voos com deportados.

Brasileiros que vieram dos EUA em outros voos relataram maus-tratos. Na chegada, um deles, que não quis se identificar, disse que muitos passam fome durante a prisão. Homens, mulheres e crianças, de vários estados do país, desembarcam apenas com a roupa do corpo, documentos e o que sobrou do dinheiro que levaram. (Com informações do G1)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo