Um novo voo fretado para o Brasil com deportados está programado para pousar no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins-MG, na noite desta quarta-feira (13). Este é o 16º voo enviado este ano para o País com brasileiros que estavam nos Estados Unidos sem status legal.
Segundo informações do site Aeroin, a aeronave é um Boeing 767-300 da Omni Air International, que vai sair do Texas, fazer uma parada em Bogotá, na Colômbia, antes de chegar a Confins. Os cerca de 100 cidadãos brasileiros serão recebidos “de forma humanitária” por meio do programa “Aqui é Brasil”, do governo Lula. “Os repatriados serão recebidos por uma estrutura de acolhida humanizada que inclui atendimento médico e psicológico, alimentação, kits de higiene pessoal e apoio psicossocial, além de acolhimento e deslocamento para suas residências por meio terrestre”, afirma o governo em nota enviada à imprensa.
Aqui é Brasil
O programa “Aqui é Brasil” é uma operação coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), governos estaduais, Polícia Federal (PF), entre outras organizações.
De acordo com o governo, o programa é uma resposta humanizada à deportação e repatriação forçada de brasileiros no exterior, e fortalece o compromisso do Estado com a proteção dos direitos humanos e a dignidade das pessoas retornadas. “As operações de acolhimento humanitário visam oferecer uma resolução coordenada e abrangente às necessidades imediatas e de médio prazo dos brasileiros repatriados.”.
Desde fevereiro, o Brasil recebeu mais de 1,3 mil repatriados em operações organizadas pelo governo federal, com foco no retorno seguro de brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos.