Negócios

Delta e Latam anunciam mais rotas ligando EUA e América do Sul; Rio e São Paulo ganham novos voos

Desde a implementação de sua joint venture, em outubro de 2022, a Delta e o grupo LATAM aumentaram a sua capacidade em 75%, e essa parceria é a número 1 em participação de mercado, medida em passageiros

Latam vai operar a conexão, que conta com voos semanais, sempre aos sábados
Joint venture amplia rotas entre EUA e América do Sul. Foto: Divulgação

Quase três anos depois que a Delta Air Lines fechou uma parceria com o LATAM Airlines Group, a maior companhia aérea da América Latina, os planos conjuntos para conectar a América do Norte e a América do Sul seguem decolando. A joint venture acaba de anunciar a adição de um novo voo diário, a partir de 29 de outubro, do Aeroporto Internacional de Miami para Medellín, na Colômbia. Também em outubro, a LATAM Airlines Peru iniciará novos voos, três vezes por semana, entre seu hub de Lima e o hub da Delta em Atlanta, o maior do mundo.

Desde a implementação de sua joint venture, em outubro de 2022, a Delta e o grupo LATAM aumentaram a sua capacidade em 75%, e essa parceria é a número 1 em participação de mercado, medida em passageiros. Entre as novas rotas anunciadas anteriormente estão Bogotá-Orlando, que teve início em 1º de julho; São Paulo-Los Angeles, a partir de 1º de agosto; New York/JFK-Rio de Janeiro a partir de 16 de dezembro; e Cartagena-Atlanta a partir de 22 de dezembro. A maioria dos novos voos já estão disponíveis para reserva nos sites delta.com e latam.com.

Miami na primeira fila

Para dar conta da nova demanda, a Delta — uma das três maiores operadoras dos EUA, com sede em Atlanta — está contratando trabalhadores para o seu escritório em Miami, que já conta com 500 funcionários. A companhia aérea tem outros 400 funcionários trabalhando nos aeroportos internacionais de Fort Lauderdale-Hollywood e Palm Beach International. A operadora também aumentou o número de voos partindo de Miami para outros lugares nos Estados Unidos, desde a aprovação regulatória da parceria LATAM no ano passado. Há novos serviços para os aeroportos de Orlando, Boston, Ronald Reagan Washington National em D.C., Los Angeles e Salt Lake City. Ao todo, são mais de 30 voos diários adicionais para 11 destinos.

A parceria “está trazendo novas alternativas em todos os EUA e América do Sul”, disse Alain Bellemare, presidente de serviço internacional da Delta. “É uma mudança de jogo, especialmente para Miami”, afirmou. Anteriormente, a Delta atendia principalmente a América do Sul a partir de Atlanta e do Aeroporto Internacional John F. Kennedy em New York. Em 2019, a Delta concordou em pagar cerca de $ 2 bilhões por uma participação de 20% na LATAM, que na época fazia parte da Oneworld Alliance da American Airlines. Com a pandemia de Covid-19, as viagens globais foram interrompidas. Depois que a LATAM pediu concordata em 2020, as empresas reestruturaram os termos. A Delta acabou investindo cerca de $ 660 milhões em 10% de participação acionária.

Em setembro de 2022, os Departamento de Transportes dos EUA finalmente aprovou a parceria, oferecendo benefícios aos clientes e conexões mais rápidas para acessar mais de 300 destinos entre os Estados Unidos/Canadá e a América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo