Manchete Notícias

Democrata denuncia milhares de abusos contra crianças separadas dos pais na fronteira

Ted Deutch apresentou vários relatórios detalhando que esse departamento recebeu mais de 4.500 denúncias de abusos sexuais contra menores desacompanhados entre 2014 e 2018

A política de separação de famílias na fronteira sul foi implementada em 2018 por Donald Trump (foto: reprodução)
A política de separação de famílias na fronteira sul dos EUA foi implementada em 2018 por Donald Trump (foto: reprodução)

O deputado Democrata da Flórida Ted Deutch denunciou esta semana milhares de abusos sexuais a menores desacompanhados na fronteira com o México supostamente cometidos por funcionários do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS). As informações são da Agência EFE.

Durante uma audiência realizada no Comitê de Justiça da Câmara, Deutch apresentou vários relatórios detalhando que esse departamento recebeu mais de 4.500 denúncias de abusos sexuais contra menores desacompanhados entre 2014 e 2018. Além disso, 1.303 denúncias do tipo foram enviadas ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos no mesmo período.

“Estes documentos do HHS apresentam uma quantidade alarmante de agressões sexuais contra crianças não acompanhadas sob a sua custódia”, apontou Deutch, que representa o distrito 22 da Flórida.

Para ele, esses dados mostram um ambiente “inseguro” criado por funcionários para menores que entraram sem no país sem responsáveis legais.

“O número de denúncias traduz uma agressão sexual por semana durante os últimos três anos. Claramente o governo não está preparado para manter essas crianças em segurança”, acrescentou o legislador democrata.

De acordo com o site Axios, que foi o primeiro a reportar as denúncias, alguns casos levados ao Departamento de Justiça incluíam denúncias sobre pessoas acusadas de ter relações com menores, contato sexual não desejado e a exibição de vídeos pornográficos para crianças e adolescentes.

Esta denúncia coincide com o fato de três importantes membros do governo terem sido convocados a se apresentar no Congresso por causa da política de “tolerância zero” implementada no ano passado e que provocou a separação de milhares famílias na fronteira com o México.

Mais de 2.600 menores foram separados dos pais no ano passado por conta da política de “tolerância zero” do governo, que exigia que todos os imigrantes adultos detidos depois de tentar atravessar a fronteira sul do país fossem processados. A política promovida pelo então procurador-geral, Jeff Sessions, criou muito mal-estar na sociedade americana e fez com que Trump cancelasse a medida três meses depois do início da aplicação.

Outro lado

O HHS se defendeu dizendo que a segurança dos menores é prioridade e que a segurança obedece a rígidos padrões de segurança.

“Estas são crianças vulneráveis em circunstâncias difíceis, e a HHS compreende totalmente sua responsabilidade de garantir que cada criança seja tratada com o máximo cuidado. Quando são feitas alegações de abuso, abuso sexual ou negligência, elas são levadas a sério e agimos rapidamente. investigar e responder “, disse a porta-voz do órgão, Caitlin Oakley.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo