Estados Unidos Manchete

Democratas apresentam pedido de impeachment contra Trump por “incitar a violência”

Segundo processo de impeachment enfrentado pelo Republicano deve ser votado ainda esta semana, antes do fim do seu mandato

Resolução que pede o impeachment de Trump foi introduzida formalmente nesta segunda-feira,11 (foto: wikimedia)
Trump é excluído da corrida eleitoral em Maine (foto: Wikimedia)

Democratas da Câmara do Deputados apresentaram nesta segunda-feira (11) o projeto de impeachment contra o presidente Trump por incitar a multidão que atacou o Capitólio na semana passada, causando a morte de cinco pessoas até o momento.

A expectativa é de que o texto de um artigo único seja votado até esta terça-feira (12) e, caso aprovado, siga para o Senado em regime de urgência.

Como esperado, os Republicanos se opuseram a uma resolução pedindo ao vice-presidene, Mike Pence, que invocasse a 25ª Emenda à Constituição americana que poderia afastar Trump sem necessidade de impeachment.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, já havia comunicado neste domingo que se esta medida fosse barrada, a Casa apresentaria formalmente o pedido de destituição de Trump.

“O presidente Trump ameaçou gravemente a segurança dos EUA e das suas instituições governamentais. Ameaçou a integridade do sistema democrático, interferiu na transição pacífica de poder e colocou em perigo um ramo do governo. Com isso, traiu a confiança dos EUA “, lê-se na resolução.

Este é o segundo pedido de impeachmento que Trump enfrenta durante seu mandato.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo